06/02/2014

La Salle Santo Antônio Promove Intercâmbios

O Colégio La Salle Santo Antônio, segue firme em sua meta de oferecer aos seus estudantes uma educação de padrão internacional. Uma das iniciativas para alcançar esse objetivo foi o estabelecimento de parceria com a Cambridge University Press (Educational Partner), que vem sendo consolidada ano a ano, com o ensino do idioma inglês desde a Educação Infantil e com a oferta do ensino por níveis de aprendizagem. Outra iniciativa importante tem sido a motivação aos estudantes para que realizem intercâmbios com escolas de outros países, tanto através de projetos institucionais quanto por iniciativa própria do aluno e de sua família.

Em 2013, no mês de julho, um grupo de 16 estudantes antonianos, dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, esteve por 15 dias no Concórdia College em Manhattan, NY, aprofundando seus estudos de inglês, em um projeto que envolveu alunos de diferentes países da América,  Europa e Ásia. Assim, além do aprofundamento do inglês, nossos estudantes puderam crescer culturalmente, através do contato e convivência com colegas de diversas partes do mundo.

Em agosto e outubro, o intercâmbio foi com o Instituto Crandon de Montevidéu, escola tradicional do Uruguai, onde os alunos puderam praticar o espanhol e o inglês, já que aquela instituição também tem parceria com a Universidade de Cambridge. Estudantes uruguaios visitaram o La Salle Santo Antônio e, posteriormente, receberam nossos alunos em Montevidéu. Essa forma de intercâmbio se torna ainda mais enriquecedora, pois os alunos de ambos os países ficam alojados em casas de famílias da escola, permitindo assim, além do aprendizado do idioma, uma inserção na cultura do país visitado.

Outro projeto, planejado durante 2013 e realizado no início de 2014 (de 12 a 26 de janeiro), foi a viagem de 22 estudantes antonianos para a Inglaterra, com escala de 3 dias em Paris, onde puderam visitar os pontos turísticos (Museu do Louvre, Torre Eiffel,  Champs Elisées, Euro Disney, entre outros). Já na Inglaterra, alojados em Stangorough, pequena cidade próxima a Londres puderam aprofundar seus conhecimentos do idioma inglês, exercitando a escrita, a gramática e a conversação, desenvolvendo suas habilidades e competências em um segundo idioma (fotos e informações no facebook: https://www.facebook.com/lifeintercambios?fref=ts ).

Os resultados dos intercâmbios promovidos pelo Colégio já extrapolam a própria escola, sendo inclusive objeto de reportagem na ZH Vestibular.(http://wp.clicrbs.com.br/intercambiando/2014/02/03/intercambista-ao-cubo/?topo=13%2C1%2C1%2C%2C%2C13#.UvGIMAhz5p4.facebook) através de entrevista com nosso aluno Gustavo Kath, formando de 2013, um dos mais envolvidos com as possibilidades oferecidas pelo intercâmbio. Na entrevista, Gustavo menciona o crescimento pessoal e cultural alcançado com sua participação em atividades intercambistas.

Para 2014, novos projetos estarão sendo oferecidos aos estudantes antonianos, propiciando seu desenvolvimento cultural, educativo e linguístico e, ao mesmo tempo, preparando-os para que possam vivenciar uma verdadeira “cidadania global”.

La Salle Santo Antônio: o conhecimento emociona!