13/04/2023

3ª série EM realiza cabo de guerra eletrostático

Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio do La Salle Santo Antônio realizaram o experimento cabo de guerra eletrostático, nas aulas da disciplina de Física. Em equipes, os antonianos testaram de que forma o tempo de esfregaço e o material - papel, plástico, polímero emborrachado, cabelo, pele -, melhor eletriza o cano de pvc, causando uma atração maior na latinha de alumínio.

A eletrostática é a área da Física que estuda as cargas elétricas em repouso e as consequências da sua presença. As aplicações da eletrostática no nosso cotidiano estão presentes em filtros anti-poluentes de indústrias, pinturas que dispensam o uso de solvente e estudos de descargas elétricas.

Quando existe equilíbrio das cargas elétricas de uma corpo (positivas e negativas), dizemos que o objeto é eletricamente neutro. Mas quando a quantidade de cargas é diferente, o objeto está eletricamente carregado. Quando atritamos dois objetos neutros, “forçamos” a passagem das cargas elétricas de um objeto para o outro, deixando-os eletricamente carregados.

Quer saber mais sobre o Ensino Médio antoniano?

Consolida e amplia os conhecimentos construídos nos níveis de ensino anteriores, aprimorando a formação humana por meio do exercício da ética, da cidadania e do desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico do estudante. Incentiva a construção de um projeto de vida, a preparação para o ingresso na Educação Superior e no mercado de trabalho e a formação para a cidadania.