02/12/2022

Um novo olhar sobre a educação financeira

Educação financeira é um dos principais pontos trazidos pelos pais como tema a ser desenvolvido com os estudantes desde cedo, nas escolas. O contexto econômico e social atual reforçam a relevância do assunto, fazendo urgir sua inserção nos conteúdos trabalhados em sala de aula.

Dessa forma, o currículo do Novo Ensino Médio torna-se um aliado no desenvolvimento de competências e habilidades, ao relacionar teoria e prática. "É preciso entender a educação efetiva que foi proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para trabalhá-la e aplicá-la naturalmente às aulas, trazendo o estudante para o centro da aprendizagem, como protagonista do seu conhecimento e conectando os conteúdos à sua realidade", ressalta o professor de Matemática do La Salle Santo Antônio Vagner Jorge da Silva.

Os estudantes da 1ª série do Ensino Médio realizaram a 1ª edição do Simpósio de Educação Financeira "UPSTART - Prosperidade e Mentalidade". Foram ofertadas à comunidade educativa oficinas com temáticas de educação financeira, qualidade de vida, satisfação e equilíbrio emocional, consumo e redes sociais e investimentos.

Ao longo do desenvolvimento do projeto, os estudantes também produziram podcasts sobre os temas de suas oficinas. O conteúdo está disponível no canal do YouTube: Simpósio Upstart LSSA