29/11/2022

Conscientização e cuidado com a vida

Para a educação lassalista, a vida humana é o bem mais precioso que existe, devendo ser preservada em todos os seus aspectos. Uma das iniciativas do La Salle Santo Antônio, em prol da formação integral dos estudantes, é a parceria com a Brigada Militar na realização do Programa educacional de resistência às drogas e à violência (PROERD).

De agosto a novembro, os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio participaram do projeto, com a realização de dez encontros com o soldado Fábio Rodrigues Nunes. No programa, os antonianos receberam informações sobre danos à saúde causados pelo uso do álcool, cigarros e outras drogas. Temas como respeito, responsabilidade, comunicação não verbal, escuta ativa e bullying também foram abordados nas aulas do PROERD.

A formatura, realizada no salão de atos da escola, contou com a presença do Comandante do 19º BPM Tenente-Coronel Samaroni Teixeira Zappe, Major Luciano da Silveira Johann, Equipe Diretiva, professoras das turmas, Sargento Alexandre da Costa Figueiredo e os Soldados Fábio Rodrigues Nunes e Douglas Ruan Valadão Machado. Na solenidade, os estudantes do 5º ano EF receberam o certificado de conclusão do programa e reafirmaram seu compromisso em cuidar da vida, fazendo escolhas saudáveis e conscientes. Os estudantes Alice Ruzicki, Marina Pozzebon Francesquetto, Rafael Rocha dos Santos e Lorenzo Pereira de Souza receberam destaque por seu comportamento nas aulas do PROERD.

Para a orientadora educacional Luciana Pires Vale, responsável por acompanhar o desenvolvimento do projeto no Colégio, o programa é um importante aliado na conscientização dos estudantes "simboliza a vitória de cada um na luta contra as drogas e a violência".