13/10/2022

9º ano EF se prepara para o Novo Ensino Médio

Em 2022, o La Salle Santo Antônio implementou o Novo Ensino Médio com a 1ª série, com uma proposta voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades, possibilitando ao estudante mais autonomia, formação integral, foco no projeto de vida e aprendizado de acordo com o seu interesse. Em 2023, seguiremos ampliando a implementação com a 2ª série do Ensino Médio.

Com o intuito de preparar os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, o Colégio realizou momentos de imersão nos itinerários formativos de Linguagens e Ciências Humanas e de Matemática e Ciências da Natureza. Oficinas e atividades diferenciadas, organizadas pelos professores do Novo Ensino Médio, oportunizaram ao 9º ano EF a vivência do novo nível de ensino.

Estudantes em aula prática de Física

Além de experienciarem um pouco da metodologia, os estudantes puderam tirar dúvidas, compreendendo melhor com qual percurso específico se identificam mais.

9º ano EF gravou podcasts

Juliana Galão, atual estudante do Novo Ensino Médio do La Salle Santo Antônio, compartilhou com o 9º ano EF, o que está achando dessa experiência. "Eu não trocaria o Novo Ensino Médio pelo ensino médio convencional. Dá medo agora, sim. Mas quando vocês vivenciarem, vão ver que é incrível", relata.

Ficou com dúvidas? Confira mais informações sobre o Novo Ensino Médio Antoniano:

O Novo Ensino Médio é composto pela Formação Geral Básica (FGB) e os Itinerários Formativos:

Formação Geral Básica (FGB): base comum a todos os estudantes, divididas nas quatro áreas do conhecimento, correspondendo a 60% da carga horária do Novo Ensino Médio.

Itinerários Formativos: parte flexível do currículo, que corresponde a 40% da carga horária do Novo Ensino Médio. Dividem-se em Percurso Específico, Percurso Comum e Percurso Avançado eletivo EAD:

o Percurso comum: deverá ser aplicado nas três séries do Ensino Médio, com carga horária padrão.

o Percurso específico: flexível e pode ser ajustado de acordo com a realidade de cada Comunidade Educativa, podendo optar por percurso das Linguagens e Ciências Humanas ou o percurso Matemática e Ciências da Natureza.

o Percurso avançado eletivo (EAD): realizado na modalidade EAD e de maneira flexível. Ao final do Novo Ensino Médio, o estudante deverá comprovar 100h de atividades avançadas.

O Novo Ensino Médio do La Salle Santo Antônio conta com 31 períodos semanais de 50min, sendo 1 período em formato EAD, para o percurso avançado.