31/05/2022

Adaptação, aprendizado e ludicidade

Iniciar a vida escolar com dois anos de idade pode ser desafiador para os pequenos e para as famílias. Sabemos que essa faixa etária exige uma acolhida e adaptação ainda mais sensíveis, com o objetivo de tornar o processo natural, tranquilo e significativo.

Pensando nisso, as turmas de Creche II da Educação Infantil do La Salle Santo Antônio realizaram o projeto "Música e brincadeira". Por meio da música e do brincar as crianças desenvolveram a fala, a expressão corporal e a socialização. O tema do projeto surgiu de observações do interesse e envolvimento dos próprios estudantes nas canções e brincadeiras apresentadas durante o período de adaptação.

"A partir de então começamos a utilizar ainda mais a música para desenvolver as habilidades e competências, fazendo com que a aprendizagem ocorresse de forma mais prazerosa e envolvente", ressalta a professora Tailise dos Santos Schiavoni.

A atividade "Lavando a louça", proposta pelas educadoras foi realizada na praça infantil, proporcionando a experimentação de diferentes cheiros e texturas, de maneira lúdica e prazerosa.

Sobre a Educação Infantil do La Salle Santo Antônio
Nossa proposta pedagógica é construída através de Projetos, partindo do centro de interesse do estudante, de forma interdisciplinar, lúdica e concreta, contemplando os cinco Campos de Experiência. Por meio desta proposta de trabalho, exploramos as diversas áreas do conhecimento, como também conceitos científicos, momentos históricos e artísticos, em que o estudante é incentivado a pesquisar, experienciar e levantar hipóteses.

Salas amplas, climatizadas e bem arejadas com banheiro exclusivo. Áreas verdes com a natureza ao alcance dos estudantes, proporcionando vivências lúdicas que enriquecem a aprendizagem. Aulas de Música e Movimento, Programa Bilíngue com três encontros semanais, aproximando a criança da segunda língua, através de jogos e brincadeiras.

A Educação Infantil do La Salle Santo Antônio é destinada aos alunos de 2 a 5 anos, trabalhando com as habilidades necessárias ao desenvolvimento de cada faixa etária.

• Creche II – 2 anos de idade completos até 31/3.
  • Creche III – 3 anos de idade completos até 31/3.
  • Pré I – 4 anos de idade completos até 31/3.
  • Pré II – 5 anos de idade completos até 31/3.