04/05/2022

Novo Ensino Médio: liderança e autonomia na prática

O currículo do Novo Ensino Médio do La Salle Santo Antônio propõe o desenvolvimento de competências e habilidades, possibilitando ao estudante mais autonomia, formação integral, foco no projeto de vida e aprendizado de acordo com o seu interesse.

No percurso específico de Matemática, a 1ª série EM foi desafiada a pesquisar, apresentar e argumentar sobre temas de interesse da comunidade. Os estudantes realizaram a defesa de suas pesquisas, desenvolvendo habilidades e competências da disciplina para além do conteúdo. Por meio das apresentações e a avaliação de seus próprios colegas, exerceram sua capacidade de liderança, argumentação e posicionamento, tornando-se cidadãos mais confiantes diante dos desafios que encontrarão em sua caminhada acadêmica.

"É preciso entender a educação efetiva que foi proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para trabalhá-la e aplicá-la naturalmente às aulas, trazendo o estudante para o centro da aprendizagem, como protagonista do seu conhecimento e conectando os conteúdos à sua realidade", ressalta o professor de Matemática do La Salle Santo Antônio Vagner Jorge da Silva.

Estudantes avaliam os próprios colegas, exercitando
a capacidade crítica, argumentação e respeito

Sobre o Novo Ensino Médio do La Salle Santo Antônio

O Novo Ensino Médio é composto pela Formação Geral Básica (FGB) e os Itinerários Formativos:

Formação Geral Básica (FGB): base comum a todos os estudantes, divididas nas quatro áreas do conhecimento, correspondendo a 60% da carga horária do Novo Ensino Médio.

Itinerários Formativos: parte flexível do currículo, que corresponde a 40% da carga horária do Novo Ensino Médio. Dividem-se em Percurso Específico, Percurso Comum e Percurso Avançado eletivo EAD:

o Percurso comum: deverá ser aplicado nas três séries do Ensino Médio, com carga horária padrão.

o Percurso específico: flexível e pode ser ajustado de acordo com a realidade de cada Comunidade Educativa, podendo optar por percurso das Linguagens e Ciências Humanas ou o percurso Matemática e Ciências da Natureza.

o Percurso avançado eletivo (EAD): realizado na modalidade EAD e de maneira flexível. Ao final do Novo Ensino Médio, o estudante deverá comprovar 100h de atividades avançadas.

O Novo Ensino Médio do La Salle Santo Antônio conta com 31 períodos semanais de 50min, sendo 1 período em formato EAD, para o percurso avançado.