22/02/2022

O poder da leitura

O hábito da leitura estimula o raciocínio, melhora a escrita, aprimora o vocabulário e desperta o leitor para múltiplas possibilidades, por meio da imaginação e contato com outras culturas.

No La Salle Santo Antônio, da Educação Infantil ao Ensino Médio, incentivamos a leitura, respeitando as especificidades de cada nível de ensino e utilizando o melhor método para cada faixa etária.

Na Creche II da Educação Infantil, na qual recebemos estudantes a partir de 2 anos, temos prevista em nossa Matriz Curricular o desenvolvimento da competência "Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura". Por meio de atividades lúdicas e direcionadas, estimulamos nossos pequenos leitores desde cedo, com contação de histórias e visitas à Lassalleoteca.

No 1º a 3º ano do Ensino Fundamental, contamos com a Elefante Letrado. Plataforma de experienciação da leitura literária, que utiliza o suporte digital, a fim de promover a interação com a palavra escrita, resultando no desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação textual.

Os estudantes antonianos de 4º a 9º ano do Ensino Fundamental contam com a Árvore Livros. Nessa plataforma são oferecidos mais de 30 mil títulos que vão de clássicos da literatura a best sellers. A plataforma é gamificada e convida os leitores para a missão de ajudar o macaco Otto, mascote da Árvore, a salvar a floresta, captando recursos por meio da leitura.

No Ensino Médio o incentivo à leitura segue sendo realizado, com projetos especiais e foco direcionado para o mundo universitário e mercado de trabalho. Como parte dos diferenciais desse nível de ensino, o La Salle Santo Antônio desenvolve a Oficina de Redação. O objetivo é a produção de textos de gêneros diversos, que permitem aprimorar as habilidades da escrita. Busca auxiliar os alunos a escreverem com fluência a elaboração da argumentação crítica sobre textos.