13/12/2021

6º ano EF: embarque nessa viagem

A transição de nível de ensino costuma mexer bastante com a rotina do estudante, podendo gerar ansiedade e incertezas em relação aos novos desafios que surgirão. Em especial, na passagem do 5º ano do Ensino Fundamental para o 6º, acontecem muitas mudanças, como a troca da unidocência para pluridocência, aumento de trabalhos e provas, e a necessidade de maior gerenciamento e autonomia por parte do aluno.

Com o intuito de auxiliar os estudantes e famílias do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio La Salle Santo Antônio, desenvolvemos o projeto “Passaporte”. A iniciativa busca promover hábitos de estudo, trabalhando com os estudantes a importância da organização e da rotina para um desempenho escolar significativo.

“Tendo em vista o aumento da exigência educativa para a próxima etapa, tornou-se imprescindível trabalhar com algumas habilidades necessárias para essa nova passagem dos estudantes do 5º ano EF”, complementa a orientadora educacional Patrícia Sousa Dutra.

Durante o ano, realizamos momentos de discussões e trocas de experiências com os professores e estudantes do 6º ano EF, explicando a dinâmica do próximo ano, a fim de mitigar a ansiedade em relação aos novos desafios. As atividades desenvolvidas foram criadas para que os estudantes descobrissem a maneira mais adequada de estudar, construindo formas de autogerenciamento, no que se refere à autonomia, responsabilidade e organização com os estudos e processo de construção de novos conhecimentos.

“A ideia foi a de refletir e projetar os alunos para essa nova etapa, criando recursos emocionais, comportamentais e cognitivos para lidarem com os novos desafios que irão vivenciar”, destaca Patrícia.

Para celebrar a caminhada escolar dos estudantes e a transição de nível de ensino, o La Salle Santo Antônio promoveu ainda um evento para a comunidade educativa, simbolizando o “embarque” dos alunos nessa nova etapa.

O projeto foi desenvolvido pelo Serviço de Orientação Educacional do 2º ao 5º ano EF, com a participação e parceria das professoras do 5º e 6º ano EF, Serviço de Coordenação Pedagógica e Pastoral Escolar.