05/11/2021

Vem aí o Novo Ensino Médio

O novo currículo propõe o desenvolvimento de competências e habilidades, possibilitando ao estudante mais autonomia, formação integral, foco no projeto de vida e aprendizado de acordo com o seu interesse. O Novo Ensino Médio será composto pela Formação Geral Básica (FGB) e os Itinerários Formativos:

• Formação Geral Básica (FGB): base comum a todos os estudantes, divididas nas quatro áreas do conhecimento, correspondendo a 60% da carga horária do Novo Ensino Médio.
  • Itinerários Formativos: parte flexível do currículo, que corresponde a 40% da carga horária do Novo Ensino Médio. Dividem-se em Percurso Específico, Percurso Comum e Percurso Avançado eletivo EAD:

o   Percurso comum: deverá ser aplicado nas três séries do Ensino Médio, com carga horária padrão.

o   Percurso específico: flexível e pode ser ajustado de acordo com a realidade de cada Comunidade Educativa, podendo optar por percurso das Linguagens e Ciências Humanas ou o percurso Matemática e Ciências da Natureza.

o   Percurso avançado eletivo (EAD): realizado na modalidade EAD e de maneira flexível. Ao final do Novo Ensino Médio, o estudante deverá comprovar 100h de atividades avançadas.

O Novo Ensino Médio do La Salle Santo Antônio terá 31 períodos semanais de 50min, sendo 1 período em formato EAD, para o percurso avançado.

Preparação para a nova etapa

Com o intuito de apresentar o novo currículo e auxiliar os estudantes na transição de nível de ensino, o 9º ano do Ensino Fundamental participou de aulões especiais nos dois percursos específicos: Linguagens e Ciências Humanas e Matemática e Ciências da Natureza. A partir das vivências propiciadas, foi possível oportunizar uma prévia das novidades que estão previstas para 2022.

Reuniões de pais e materiais específicos também integram as iniciativas preparatórias do La Salle Santo Antônio para a implementação do Novo Ensino Médio.