25/11/2020

Confira as atividades na Semana da Consciência Negra

Na última sexta-feira (20/11), foi celebrado o dia da consciência negra. A semana passada foi então dedicada a momentos formativos sobre essa temática, envolvendo arte, cultura, história e bate-papos.

Os estudantes da Creche e Anos Iniciais participaram de conversas, hora do conto, oficinas de chocalho e Abayomis, além de diversas outras atividades propostas a partir das leituras e materiais apresentados.

Nos anos finais e Ensino Médio, os alunos foram convidados a participarem de um cine debate sobre o filme Pantera Negra, e a fazer uma leitura em voz alta do livro "Pequeno Manual Antirracista" da filósofa Djamila Ribeiro. A turma 191, recebeu o professor Julian Diogo Ávila Fontoura, Dr. em Educação pelo Programa de Pós graduação em Educação PPGEdu/UNISINUS . A temática abordada foi sobre "O dia da consciência negra", tal atividade foi proporcionada aos estudantes para que conheçam um pouco mais sobre a importância dos povos negros para a sociedade brasileira, a sua representação no mercado de trabalho atual, as cotas em universidades brasileiras, assim como o respeito ao próximo.

No sábado letivo, as turmas receberam diversos convidados, como o Prof. Me. Luciano Chemello Vescovini que conversou com os estudantes do 6º ano sobre Os Lanceiros Negros na Revolução Farroupilha: os escravos que lutaram em troca da liberdade. No 7º ano, o psicólogo Rogério Miranda Barros falou sobre respeito às diferenças e os estudantes também leram um trecho da obra literária “Fim de linha”, de Luís Dill. O 8º ano assistiu parte do filme “ Redes Sociais Bullying Virtual!” e após conversaram com Irene de Figueiredo Santos, historiadora (UFRGS), Fotógrafa e escritora do livro: “O livro Negro em Preto e Branco'', que conquistou o Prêmio Açorianos na categoria de Literatura Especial. As turmas do 9º ano receberam a estudante de jornalismo Thainá Barbosa - Coordenadora Preta Movimento, que falou sobre o preconceito com a juventude preta e Dayani Rodrigues, que é mentora e estrategista de negócios, que falou sobre o Mercado de Trabalho na Juventude Negra. O Coletivo Poder Black Sul RS, conversou com o Ensino Médio sobre representatividade e o momento que estamos vivendo.

O dia da consciência negra é uma oportunidade de refletirmos sobre questões fundamentais a respeito da importância dos negros na construção da história do povo brasileiro, e do valor de debatermos esses assuntos em sala de aula, para a criação de uma educação humana e antirracista.