20/10/2020

SOE e Pastoral promovem projeto nos anos iniciais

O serviço de orientação educacional e a Pastoral, realizaram no último mês um projeto sobre empatia e bullying com os estudantes dos anos iniciais. Nas turmas do 2º e 3º anos, os alunos trabalharam e realizaram atividades sobre suas emoções, e a conscientização quanto a sua responsabilidade e necessidade do respeito nas relações interpessoais. O pensar de forma empática, gera uma reflexão e reconhecimento de suas próprias habilidades e limitações, o que auxilia na compreensão das características do outro.

Já nos 4º e 5º anos, o foco do projeto foi sobre o Bullying e o impacto das ações e das palavras nas relações. Os próprios estudantes constataram que a empatia é uma ótima estratégia para evitar o surgimento do bullying. Além de aproximar os estudantes dos conceitos, o projeto visa oportunizar uma análise sobre atitudes propositivas e superação das consideradas inadequadas no convívio com os colegas e amigos, bem como o impacto significativo na auto imagem e percepção da pessoa que passa por esse tipo de situação.

Entre as estratégias de intervenção, mesmo que na modalidade on-line, houve partilhas, trocas de experiências, análise de pequenas animações. Todas as turmas ficaram com responsabilidades pós-aulas, como a criação de acrósticos, descrição de sentimentos e a criação de óculos da empatia, cujo objetivo é uma projeção na tentativa de cada um olhar o mundo com os olhos do outro.'