14/11/2019

Culminância do Projeto da Turma P32

Quem nunca ouviu falar da menina Dorothy e seus inusitados companheiros de jornada que atire o primeiro tijolo amarelo! Dorothy ainda conheceu figuras encantadas como: a Bruxa Boa do Norte, a Bruxa Má do Oeste, os Munchkins (simpáticos habitantes da Terra de Oz) e o Mágico de Oz; descobrindo, ao final dessa encantadora trajetória, que “não há lugar como a nossa casa”. A partir dessa história, os alunos da P32, junto com a professora Priscilla Ramila e a auxiliar Anelise Oliveira, trabalharam com o projeto superdivertido ''Quem conta, reconta e faz de conta''.

No dia 06/11/19, as crianças encantaram os pais com lindas apresentações sobre “O Mágico de Oz”. Através desse conto, foram abordadas questões de amizade e superação e, além de o projeto ter a intenção de que a criança estabeleça relações com esse tema do ponto de vista reflexivo e prático. Dessa forma, a construção da identidade, a família, as moradias, os animais, os sentimentos e as diferenças foram alguns dos muitos temas trabalhados dentro desse universo mágico e criativo. Acredita-se cada vez mais na importância dos contos clássicos para o desenvolvimento do imaginário infantil, então, ouvir, contar histórias e assistir a peças teatrais e musicais é fundamental para o desenvolvimento da identidade da criança, pois é através disso que ela tem a possibilidade de ensaiar seus papéis na sociedade, adaptando-se a situações reais e colocando-se dentro da história.

A rotina diária do Projeto foi intensa, variada, criativa e muito divertida! Teve a construção de personagens em 3D, muita música, fantoches, pintura, teatro, dentre tantas coisas que permearam a autonomia, a autoestima, o respeito, a amizade, os medos e as limitações, agregados à área da linguagem, do raciocínio lógico, das artes e do movimento.

O projeto foi finalizado com a exposição das produções realizadas pelos estudantes, bem como a apresentação de um musical para os familiares e um vídeo em que as crianças relataram as emoções de vivenciarem todas essas atividades. Foi uma grande festa, em que as crianças e as professoras deram um show!