04/09/2018

3° ano inicia projeto de leitura

As turmas do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio La Salle Santo Antônio iniciaram o projeto de leitura para o segundo trimestre com o livro "Felpo Filva" da autora Eva Furnari.

O livro é a narrativa da história da vida do coelho Felpo, que é um escritor e poeta. Felpo tem uma visão meio pessimista da vida e isto acaba sendo reproduzido nos seus textos. Um certo dia, Felpo começa a receber sugestões acompanhadas de algumas críticas ao seu trabalho de uma coelhinha muito peculiar chamada Charlô. Através destas cartas eles se aproximam e iniciam uma linda história de amor.

O livro traz uma escrita divertida de Eva Furnari e apresenta aos estudantes vários gêneros textuais como: receita, listas, cartas, telegramas e bulas de remédio. Desta forma, auxilia no aprimoramento da escrita dos estudantes e apresenta várias formas de comunicação escrita.

As turmas irão trabalhar diversas formas de abordagens, como teatro, experiências culinárias, atividades em sala de aula e laboratório, tudo para enriquecer o campo de aprendizagens dos estudantes.

O projeto iniciou com o manuseio de uma máquina de datilografia, como a utilizada pelo Felpo, e com um “Baú literário”, que continha obras diversas da autora Eva Furnari. Em sala de aula, as turmas utilizarão um polígrafo com diversas atividades artísticas e textuais a partir da obra. A ideia é reforçar o hábito da literatura junto aos estudantes. No contexto escolar, a leitura agrega valores que serão vivenciados para o resto da vida como, por exemplo, a sensibilidade, gosto, empatia, fantasia e pensamento crítico.