28/06/2018

Estudantes visitam Comunidade Guarani

As turmas da 1ª série do Ensino Médio, do Colégio La Salle Santo Antônio, realizaram durante o 1º trimestre uma visita à Comunidade Guarani, da Lomba do Pinheiro, Tekoá Anheteguá, com os componentes: História, Geografia, Sociologia e Ensino Religioso.

Os estudantes participaram de um conversa com o Cacique local, sobre a cultura guarani, a comunidade, a sua forma de organização e dificuldades, a convivência entre a cultura indígena e a cultura branca e a regularização da terra indígena.

O grupo realizou uma caminhada pela aldeia para conhecer as habitações, as plantações e estufas. No final da atividade, a comunidade organizou uma feira de artesanato onde os estudantes puderam adquirir peças artesanais confeccionadas pelos índios locais. Neste Projeto, os alunos perceberam a importância do conhecimento histórico e geográfico, tendo em vista, as suas formas de produção e interação com o meio ambiente e manifestações religiosas da Comunidade Guarani.