11/05/2018

Estudantes produzem Álcool Gel

No dia 5 de Maio, foi o Dia Mundial da Higienização das mãos, e a Direção e Coordenação Pedagógica do La Salle Santo Antônio preocupados com os hábitos de higiene dos estudantes, prepararam uma aula prática, com a professora Simone Leal, onde as turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio produziram Álcool Gel, no Laboratório de Ciências, para que fossem utilizados em sala de aula.

“A higienização, normal, com água e sabão, já é suficiente pra evitar a transmissão do vírus”, explica o infectologista Carlos Starling. O que preocupa os médicos são os hábitos que não mudaram. O álcool gel já é comum em restaurantes, colégio, hospitais, mas a maioria das pessoas passa direto.

A higiene das mãos é um dos cuidados mais importantes para evitar a gripe. O vírus pode estar em qualquer lugar com o qual uma pessoa contaminada tenha tido contato. É só encostar e ele pode "grudar" em você. O Álcool Gel é um antisséptico potente, com ação fungicida, bactericida e viruscida. É feito à base de álcool a 70% em base gelatinosa. As grandes vantagens do uso do álcool gel é a maior eficácia microbicida, o menor consumo de tempo para higienização e facilidade de acesso ao produto.

Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus, recomenda-se:

* Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;

* Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;

* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;

* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;

* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;

* Suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença;

* Procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.