13/12/2017

LSSA realiza competição de Ponte de Massa

Os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental participaram, no último trimestre, nas disciplinas de Física e Matemática do projeto da “Ponte de Massa”. Os professores Carlos e Nabor se basearam no regulamento e na competição “Ponte de Espaguete” que acontece todos os semestres na Escola de Engenharia da UFGRS que é pioneira no Brasil e acontece na universidade desde 2004.

Cada grupo recebeu o regulamento com orientações para a confecção das pontes, dos desenhos das pontes, onde cada grupo apresentou uma estimativa do valor da carga de colapso de sua ponte e uma lista dos materiais utilizados na sua construção. Ao final do projeto todas as pontes passaram pelo teste da carga de colapso.

,

O grupo dos estudantes Alina Gehlen de Cintra, Elisa Stolfo, Eduarda Portella, Júlia Gonzalez Corona, Natália P. C. Furquin e Thiago Quednau de Brum, da turma 192, que se destacam na competição do Colégio, foram convidados a participar na última sexta-feira (8/12) da XXVIII Competição de Pontes de Espaguete do Departamento de Engenharia Civil da UFRGS. A ponte do grupo foi utilizada para explicar aos competidores todo o procedimento do torneio. Ao final, quando ocorreu a ruptura da ponte o grupo antoniano foi aplaudido por todos os presentes.