27/11/2017

Festival de Cinema do LSSA 2017

Na noite da última sexta-feira (24/11), aconteceu a entrega das premiações do XVII Festival de Cinema do Colégio La Salle Santo Antônio. O Festicine envolve alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, com a produção de documentários, curtas-metragens e videoclipes. Neste ano, o tema da Campanha da Fraternidade foi “Biomas Brasileiros” e migração, onde os alunos do 1º ano produziram documentários.

Os documentários produzidos pelos estudantes da 1ª série do Ensino Médio, premiados nesta edição do Festival são: Quebrando Muros – Melhor Fotografia; Imigrantes – Melhor Cartaz e Melhor Roteiro; P.A.M.P.A. – Prêmio Originalidade; Humanização dos Imigrantes – Prêmio de Relevância Social, Melhor Trilha Sonora e também o prêmio de melhor Documentário; o ganhador do Júri Popular foi o documentário Porto Alegre para Todos.

Com orientação do professore Pedro Matias de Literatura, os curtas Apresentados foram criados a partir dos contos de seu livro mais conhecido, Morangos Mofados, do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu. Os vencedores na categoria Curta-Metragem foram: Pêra, Uva ou Maçã? – Melhor Cartaz; Um dia acabo voando – Melhor Figurino; Pedro Lucas Guimarães (Melhor Protagonista) e Júlia Oliveira (Melhor Coadjuvante); Vida Seca – Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia, Melhor Curta-metragem e Júri Popular.

Já os alunos da 3ª Série do EM produziram videoclipes inspirados em canções com o tema brasilidade: o que significa ser brasileiro?. O videoclipe O bêbado e o equilibrista levou os prêmios de Melhor Videoclipe e Melhor Montagem, enquanto o videoclipe Brasis o de Melhor Roteiro e Júri Popular.

O Colégio La Salle Santo Antônio parabeniza todos que fizeram parte desse evento, pois os filmes produzidos foram o resultado de um trabalho conjunto, realizado por alunos, professores e familiares ao longo de 2017.