09/11/2017

Alunos do 1° do EM visitaram 63ª Feira do Livro

Hoje, 09/11, os alunos do 1º do Ensino Médio visitaram a 63ª Feira do Livro de Porto Alegre por um motivo muito especial: conhecer a autora Conceição Evaristo. Os grupos estão trabalhando seus textos e biografia na disciplina de Literatura ministrada pelo professor Pedro Matias. A autora que tem uma trajetória de vida admirável, pois é oriunda de uma comunidade em Belo Horizonte no qual trabalhava como empregada doméstica viu na literatura e na educação uma oportunidade de mudar sua vida.

Atualmente, autora que já tem 70 anos é doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense e em seus contos tem como protagonistas mulheres da periferia, moradores de rua enfim personagens que geralmente não são retratados na literatura.

A atividade foi emocionante, pois os alunos puderam conversar sobre todos os sentimentos que a leitura dos textos de Conceição Evaristo suscitou como reflexões e identificações. A autora encerrou sua fala explicando aos alunos que uma das principais funções da literatura é acessar o que há de mais humano em nós e no outro, e que nos dá a oportunidade de sermos mais empáticos e solidários.