23/10/2017

2ª série do EM realiza aula prática de física

Hoje (23/10), as turmas da 2ª Série do Ensino Médio participaram, na disciplina de Física, de uma aula prática com Nitrogênio líquido. O Nitrogênio é um elemento químico que pode atingir -195 ºC.

Durante a aula prática, todos os estudantes puderam vivenciar na prática situações incomuns no cotidiano, como os congelamentos “instantâneo” de folhas, a desmistificação do contato com o elemento - que ao contrário do que mostram os filmes, não congela o corpo humano instantaneamente - a demonstração da dilatação térmica de maneira acentuada e o comportamento de gases confinados quando submetidos à redução de temperatura.

As experiências abordaram conteúdos que haviam sido trabalhados em sala de aula, tais como: Dilatação térmica de sólidos e líquidos, o estudo dos gases, o conceito de temperatura e sua relação com o volume dos gases, temperatura de congelamento de algumas substâncias e a diferença entre água liquida em suspensão na atmosfera e vapor d’água.

O professor Carlos Leandro colocou Nitrogênio dentro de uma garrafa pet e os alunos puderam ver a dilatação e, consequentemente, a sua explosão. Ao final da atividade foi produzida uma nuvem no corredor da escola com o que restou do nitrogênio.