02/08/2017

Pastoral

Encontro Nacional de Jovens Lassalistas 2017

Nos dias 26 e 28 de julho aconteceu a edição 2017 do Encontro Nacional de Jovens Lassalista (ENJL), no Colégio La Salle Abel, em Niterói/RJ. O evento reuniu 423 jovens e assessores de Pastoral, de 29 instituições lassalistas, dos seguintes estados: Amazonas, Brasília, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Este ano, a Rede La Salle celebrou os 25 anos de sua presença em Moçambique, os 110 anos no Brasil e os 140 anos no Chile. E a Igreja Católica comemorou os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, no Rio Paraíba do Sul.

E o ENJL 2017, que tem como tema “La Salle e Fé” e como lema “Compromisso com a criação”, celebrou a caminhada dos grupos de jovens da Pastoral das Comunidades Educativas Lassalistas da Província La Salle Brasil-Chile; integrou e valorizou a caminhada desses grupos e das lideranças juvenis; vivenciou a experiência dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida; e refletiu a temática pastoral de 2017.

O primeiro dia do encontro foi marcado pela cerimônia de abertura, além de um momento de socialização e entrosamento entre os participantes, a partir das motivações e experiências trazidas por cada um.

Já no segundo dia, as atividades iniciaram aos pés do Cristo Redentor, de onde a cidade foi observada a partir do monte do Corcovado e uma reflexão sobre o nosso cuidado com a criação foi proposta aos jovens. À tarde, por meio da música e do teatro, o Grupo Palco literário sensibilizou os participantes para a temática do evento. E à noite, aconteceu uma bela confraternização que animou a garotada, Festa dos Biomas.

O terceiro dia contou com uma reflexão sobre a missão dos jovens lassalistas e ainda com uma rica Celebração Eucarística. Após o almoço, tiveram uma tarde livre para passeios pela cidade e, na madrugada, o grupo seguiu para Aparecida do Norte, para a grande Celebração da Juventude, a Rota 300. Um momento de agradecimento a Deus pela presença Lassalista no Brasil, Chile e Moçambique, e também pelos 300 anos de aparição da Virgem Aparecida.

Os estudantes do Grupo de Jovens – Gurizada Antoniana Investindo no Amanhã (GAIA) e o Coordenador de Pastoral, Adriano Sauer, relataram a importância do encontro. Para o aluno João Saldanha o evento foi maravilhoso e ressalta que ao assistir o Grupo Palco os presentes puderam refletir bastante sobre a vida, os biomas, animais e tudo que nos cercam. Para Isabela Chitolina o encontro traz riqueza de cultura. “A união de tantos jovens lassalistas trás uma grande diversidade cultural, conseguimos reencontrar pessoas que já conhecíamos e conhecemos novas pessoas, isso nos torna seres melhores, aprendemos a interagir e a respeitar ainda mais o próximo”, finalizou.

Participaram do encontro os estudantes Aline Dal Bó, Ana Carolina Cunha, João Saldanha, Oscar Isaias, Pietra Alves, Yasmine Brandão e Yuri Barboza e a ex-aluna Luiza Bozzetto.