13/06/2017

LSSA comemora o Dia de Santo Antônio

Hoje (13/06) é comemorado o dia de Santo Antônio, uma das datas mais significativas do ano para o Colégio La Salle Santo Antônio e toda sua comunidade. Padroeiro do Colégio, nascido em Portugal no ano de 1195, sempre foi muito aclamado pela sabedoria do Evangelho no qual viveu, testemunhou e anunciou com glória de Mestre e ardor missionário. A data escolhida para comemorar o dia do Santo foi a de seu falecimento, 13 de Junho de 1231. Por isso, algumas atividades foram realizadas para homenagear essa data e divulgar a caminhada desse homem que fez da sua vida, exemplo de fé e dedicação ao ser humano.

Para celebrar esse dia, o Colégio organizou a tradicional benção dos pães, com Frei Zelmar Antônio Guiotto, no pátio do Colégio, após o intervalo pela manhã e antes do início das aulas no turno da tarde, todos os estudantes puderam receber um pãozinho abençoado de Santo Antônio. Antes da benção dos pães, foi lembrada a história que, em um determinado momento da vida de Santo Antônio, ele dividiu os últimos pães que havia na cozinha da ordem onde vivia, com pessoas famintas que pediram sua ajuda. Após chamarem sua atenção sobre tal ação, ele fez a seguinte citação: “Deus proverá” – depois disso a cozinha se encheu de pães. Essa história remete ao simbolismo que o pão representa na vida de Santo Antônio, lembrando a todos o ato de partilhar.

A Paróquia também irá comemorar essa data com uma linda e abençoada festa para toda a comunidade. As missas serão realizadas de hora em hora, a partir das 7h às 19h. As procissões aconteceram às 9h e 15h. Para encerrar o grande dia de Santo Antônio, às 20h, ocorrerá a Procissão Luminosa pelas ruas do bairro, que constitui um grande espetáculo de fé, iluminando as ruas do bairro e a noite de Porto Alegre com as velas carregadas pelos devotos.

Santo Antônio é considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros e portugueses, também é conhecido como o padroeiro dos amputados, dos animais, dos estéreis, dos barqueiros, dos idosos, das grávidas, dos pescadores, agricultores, viajantes e marinheiros; dos cavalos e burros; dos pobres e dos oprimidos; é invocado para achar coisas perdidas, para conceber filhos, para evitar naufrágios e para conseguir casamento. A vida de Santo Antônio ensina que diariamente podemos nos dedicar a realizar milagres, ajudando, amando e levando conforto seja por meio de ações ou palavras àqueles que mais precisam.