05/06/2017

LSSA comemora a Semana do Meio Ambiente

Iniciou hoje (5/6), a Semana do Meio Ambiente e a campanha deste ano é sobre a conscientização da separação do lixo para o futuro do meio ambiente. O Colégio La Salle Santo Antônio, pensando na importância desta data, preparou para os estudantes, atividades que envolvem a conscientização e cuidados para que todos possam praticar para tornar o mundo melhor.

E para a abertura da Semana do Meio Ambiente, todos os alunos do Turno Integral participaram de uma palestra com a Turminha da Reciclagem, da Fundação Aury Luiz Bodanese. A representante da Fundação que é Educadora Ambiental, Samara Arsego Guaragni explicou sobre a importância da separação correta dos lixos: Lixo seco e Lixo úmido (orgânico e não-reciclável),  a necessidade de fazer uso dos três “R” no lixo para a preservação do meio ambiente, o primeiro “R” é reduzir, o segundo reutilizar e último reciclar.

Além disso, Samara comentou sobre os malefícios do acumulo de lixo nas ruas, e que por consequência da falta desse cuidado, alguns animais podem acabar passando doenças perigosas, como o caso do mosquito Aedes Aegypti e Mosquito-palha transmissor da leishmaniose, além do aparecimento de ratos e baratas. Como um caso de sucesso a palestrante cita a “Ecobarreira” que busca inibir a entrada de lixo no Rio Guaíba, em 1 ano e dois meses de funcionamento a iniciativa já recolheu 212 toneladas de lixo. O principal objetivo da Semana Nacional do Meio Ambiente é conscientizar os alunos sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas.