11/04/2017

Turma da Educação Infantil está trabalhando a África

Os alunos da Pré-escola 1, da turma P32, do Colégio La Salle Santo Antônio, escolheram um tema lindo para trabalhar em seu projeto, a África. Queriam estudar os animais selvagens, conhecer tudo sobre eles, o lugar onde vivem, o povo, por isso, decidiram estudar tudo sobre esse lugar. Para iniciar o projeto “África: quero te conhecer!”, a turma começou com o Globo Terrestre para se localizarem, onde estão, e para onde irão.

Eles perceberam que para chegar à África o melhor meio é ir de avião, então confeccionaram seus aviões e partiram para uma viagem imaginária, colocando os aviõezinhos para voar, para isso eles foram até o 3º andar da escola e de lá partiram para uma viagem de grandes descobertas. Iniciaram pelo povo africano, como são, como se vestem e repararam que eles gostam muito de cores, suas vestimentas também transmitem essas cores. A turma recebeu uma convidada para uma oficina de turbantes e depois de confeccionarem suas roupas e turbantes, eles fizeram um desfile africano.

Os pequenos descobriram também um lugar onde as mulheres africanas são conhecidas como as “mulheres girafas”, pois usam várias argolas douradas no pescoço e elas mesmas pintam suas casas com muitas cores e formas geométricas. Reproduziram essas casas e fizeram uma linda boneca com sucatas representando as mulheres de Ndebele (as mulheres girafas). Esse projeto está mostrando a riqueza de uma cultura diferente da nossa e como é legal ser diferente.

A turma continuará a sua aprendizagem conhecendo mais sobre as artes plásticas, a culinária local, as brincadeiras originárias da África, as danças, o folclore africano que foi trazido para o Brasil através dos escravos, e não se esquecendo dos animais selvagens.

Assista ao vídeo do desfile: