07/04/2017

1º Bate-Papo na Escola de 2017 falou sobre o "não"

1º Bate-Papo na Escola de 2017 falou sobre o

Aconteceu no dia 29/3, a 1ª edição do Bate-Papo na Escola de 2017, com o tema “Desenvolvimento infantil: Quando é preciso viver um não?” com a presença da psicóloga Jacqueline Poersch Moreira, com larga experiência em clínica de indivíduos, casais e famílias, com experiência em Psicologia Escolar. Na palestra, a psicóloga evidenciou que o fato de dizer não aos filhos pode ser uma tarefa difícil, porém necessária para o desenvolvimento infantil. Compreender o limite do que a criança pode fazer ou não, auxiliará nas relações infantis vivenciadas e o tornará com habilidades para lidar com as frustrações na adolescência e universo adulto.

A palestrante ressaltou que em contrapartida, verbalizar excessivos “nãos”, sem explicar seus motivos e preocupações poderá não ter sentido para a criança. O importante é estabelecer as regras, mas explicando o “porquê” destas contrições para os filhos. Portanto, uma postura acolhedora de afeto e que propicie o diálogo poderá facilitar o entendimento da criança quando negada a sua vontade. E essas vivências que os ajudarão nas relações infantis, como dividir brinquedos, compartilhar brincadeiras e respeitar seus colegas. A busca do equilíbrio entre os inúmeros “nãos” e alguns “sim” é fundamental nesta etapa.

Nesta edição do bate-papo os presentes puderam conversar com a psicóloga sobre as suas dúvidas e experiências com os filhos sobre a vivência do “não”, o qual é importante para desenvolvimento da criança, porém não pode ser banalizado. Deixar claro que a negação do desejo do filho não está vinculado com a falta de amor dos pais, traz tranquilidade para a criança e melhor aceitação da vivência do “não”.