01/12/2016

Projeto do Turno Integral é apresentado em seminário

No dia 11 de novembro foi apresentado no V Seminário Internacional o Papel da Literatura no Desenvolvimento da Sociedade: Bibliotecas Comunitárias, Escolares e Públicas o relato do projeto “Anne Frank: nossa história secreta”. Elaborado pela professora do Turno Integral, Elisabeth Bettio Homercher, do Colégio La Salle Santo Antônio, em parceria com a bibliotecária Gislene Rodrigues o trabalho teve objetivo de apresentar o uso da literatura como forma de trabalhar os Direitos Humanos com as crianças.

A base do relato se deu a partir do projeto elaborado neste semestre com as crianças do 5° ano do Turno Integral. Ao assistirem trechos do filme “Escritores da Liberdade” os alunos conheceram a história de Anne Frank, despertando o interesse sobre a questão do Holocausto e da 2ª Guerra Mundial. Neste contexto, o grupo vivenciou inúmeras dinâmicas com trechos do diário e pesquisas sobre a história de verdadeiros heróis que salvaram inúmeros judeus durante o Holocausto arriscando a própria integridade física.

Os alunos trabalharam ferramentas no NIE, nas quais construíram diálogos com Anne, em forma de quadrinhos e cartas. A partir do projeto os alunos puderam desenvolver empatia ao conhecer diversas histórias e infâncias diferentes das suas. O produto final foi a elaboração de diários cartoneros, elaborados com materiais recicláveis e que serão autografados pelos alunos na culminância marcada para o dia 03/12.