28/11/2016

Festival de Cinema do LSSA 2016

Na noite da última sexta-feira (25/11), aconteceu no Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana a entrega das premiações do XVI Festival de Cinema do Colégio La Salle Santo Antônio. O Festicine envolve alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, com a produção de documentários, curtas-metragens e videoclipes. Neste ano, o tema da Campanha da Fraternidade foi “Casa comum, nossa responsabilidade”, onde os alunos do 1º ano produziram documentários focalizando os cuidados e problemas envolvendo fome, moradia e saneamento básico.

Os documentários produzidos pelos estudantes da 1ª série do Ensino Médio, premiados nesta edição do Festival são: A gota d’água – Melhor Fotografia; Fome: uma grande falha humana – Melhor Cartaz; O planeta está se esgotando – Originalidade; O passado vivo no presente - Melhor Trilha Sonora; O passado vivo no presente - Sensibilização Social; Um dilúvio de problemas – Prêmio de Informação; Um dilúvio de problemas – Melhor Roteiro; Um dilúvio de problemas – Melhor Direção e também o prêmio de melhor Documentário; o ganhador do Júri Popular foi o documentário A gota d’água.

Com orientação dos professores Elivelto Machado de Filosofia e Sociologia, Marcelo Frizon de Literatura e Gilbran Martil de História, os curtas apresentados foram criados a partir de contos da obra Dançar tango em Porto Alegre, do escritor gaúcho Sergio Faraco, leitura obrigatória do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na elaboração dos curtas, os alunos da 2ª série do Ensino Médio tiveram que interpretar e adaptar contos que tratam das descobertas infantis, do universo da fronteira e da solidão no mundo urbano. Os vencedores na categoria Curta-Metragem foram: Dançar tango em Porto Alegre - Melhor Trilha Sonora, Otávio Miguel Stahlschmidt Caierão (Melhor Ator) e Anaís Boschi Monteiro (Melhor Atriz); Idolatria - Ricardo Kern da Silveira (Participação Especial); Majestic Hotel - Melhor Fotografia, Aline Rodrigues Brunatto (Melhor Atriz Coadjuvante) e Melhor Figurino; Solidão a dois - Melhor Direção, Melhor Curta Metragem, Melhor Roteiro, Melhor Montagem, Melhor Cartaz e Júri Popular; Travessia - Pedro Henrique Hamester da Silva (Melhor Ator Coadjuvante).

Já os alunos da 3ª Série do EM produziram videoclipes inspirados em canções clássicas da MPB. O videoclipe vencedor foi “Como nossos pais”, na versão de Elis Regina que levou os prêmios Melhor Videoclipe Segundo o Júri Oficial e Melhor Videoclipe Segundo o Júri Popular.

O Colégio La Salle Santo Antônio parabeniza todos que fizeram parte desse evento, estudantes, professores pais e colaboradores que ajudaram a organizar e tornar o momento mais que especial.

Para conferir mais fotos do evento acesse o Facebook do Colégio através do link: https://goo.gl/Nby4pB