10/10/2016

Antonianos participam da 5ª edição do UFRGSMUNDI

Ocorreu neste último final de semana (8 e 9/10) a 5ª edição do UFRGSMUNDI, na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. Este ano, participaram seis estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Organizado pelos alunos de graduação dos cursos de Relações Internacionais, Direito, Jornalismo, Economia, Políticas Públicas, entre outros, o projeto busca ser um modelo de simulação das Nações Unidas, onde os participantes simularam reuniões da ONU e de organizações regionais, buscando atingir o consenso em diferentes tópicos.

As discussões são estruturadas em comitês, que simulam reuniões de fóruns multilaterais internacionais e cortes de justiça, em que os alunos inscritos atuam como representantes de países, juízes e repórteres. Além disso, proporciona ao jovem o contato com diferentes culturas e realidades e auxilia no desenvolvimento de habilidades como comunicação, argumentação, negociação e liderança. Henrique Massimino, da turma 233, revela que foi muito importante participar do evento. “Como pretendo cursar Relações Internacionais, o UFRGSMUNDI dá uma base muito boa. As pessoas que tu conhece, e estar dentro da UFRGS te dá um conhecimento muito forte”, finaliza.

Para Vitória Feijó Macedo, da turma 233 diz que participar do evento foi muito enriquecedor. ”Durante os debates tivemos que assumir posições contrárias ao que acreditamos e isso fez com que a gente aprendesse muito mais, tanto a debater quanto sobre os conteúdos em si”. Este ano foi a segunda participação da Letícia dos Santos, da turma 231, para ela o projeto é maravilhoso e conta que incentivou mais colegas a irem. “O evento trás dinâmicas com uma série de cursos e essa experiência é importante para ajudar na escolha profissional, ainda mais para quem está no Ensino Médio”. A estudante Fernanda Garcia Goulart, da turma 233 relata que o trabalho do professor Elivelto, da disciplina de Filosofia foi essencial para que o grupo se desse bem nos debates. “Nós gostaríamos também de agradecer ao professor que através do projeto de Debates realizado com a 3ª série do Ensino Médio, facilitou muito a experiência de todos e fez com que nos sentíssemos mais seguros durante as discussões”.

O colégio La Salle Santo Antônio parabeniza todos os estudantes que participaram do evento!

Comitê

País representante

Fernanda Garcia Goulart (233)

Assembleia Geral

Reforma da ONU

Indonésia

Henrique Eilert Massimino (233) e Pedro Fernandes Machado (232)

Comitê Assembleia Geral da ONU de 1982

Guerra das Malvinas: tratava da devolução ou não das Ilhas para a Argentina

Irã

Vitória Feijó Macedo (233)

Comitê Senado Federal

Desarmamento: Votar um projeto de lei sobre a flexibilização do porte de arma.

Brasil - Representava o PT.

Letícia dos Santos e Marcela Braga (231)

Conselho de Segurança de 2011

A situação da Líbia