31/07/2013

Pastoral

Encontros de Jovens Lassalistas - EIJL e JMJ

Entre os dias 20 e 22 de julho, cinco estudantes do La Salle Santo Antônio participaram do Encontro Internacional da Juventude Lassalista (EIJL), que teve como tema: “Lassalistas, Discípulos de Jesus no Mundo da Educação”. O Colégio La Salle Abel, de Niterói/RJ, sediou o evento, já realizado em cidades como Madrid, Quebec e Roma, e que, neste ano, reuniu cerca de 500 pessoas, entre alunos, ex-alunos e Irmãos lassalistas do Brasil e do exterior.

O EIJL proporcionou à juventude lassalista momentos especiais de convivência com culturas das mais diversas e de partilha de valores, ideias e reflexões. A ocasião oportunizou também uma preparação especial para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que aconteceu de 23 até 28 de julho, no Rio de Janeiro, com o lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19).

Para os estudantes Bruna Yeckel, Luiza Bozzetto, Renata Rodeghiero, Sthefany Fattori e João Pedro Zieppe da Rocha, que também participam do Grupo de Jovens do Colégio, os dois eventos proporcionaram momentos únicos de partilha, convivência e aprendizado.

Confira depoimentos dos jovens sobre o Encontro Internacional da Juventude Lassalista:

“Todos os momentos que passei tanto em Niterói quanto no Rio, me senti em casa, uma casa diferente, com mais gente, mais amigos, não sei ao certo o porquê, mas diferente.. Quando cheguei em casa, veio uma sensação estranha, como se não quisesse ter deixado toda aquela gente, aquele lugar, aquelas músicas cantadas nas ruas, praças e escolas. Senti uma vontade de voltar no tempo e dormir de novo naquela vigília, em cima de um papelão na calçada de Copacabana. Lembro de muitas das pessoas com quem conversei, troquei souvenirs e até dancei. Lembro de cantar La Bella Polenta com o Vanni e uns italianos no ônibus, de abraçar e rir com o filipino Félix toda vez que nos víamos e conversar com a menina de Minnesota na fila do banheiro de uma hora. Peregrinar foi o que a gente, literalmente fez, fiquei a menos de 5 metros do Papa. Coisas assim ninguém esquece e, para mim, é único e poucas vezes viverei de novo . O Encontro e a Jornada me fizeram mudar, pois sempre muda alguma coisa e espero com muita ansiedade a próxima jornada. #partiuPolônia”

Luiza Bozzetto T:213

“Participar do Encontro Internacional da Juventude Lassalista foi sem dúvida uma das experiências mais gratificantes que já tive, poder partilhar com tantos jovens sobre um mesmo propósito me fez ter certeza de que quero continuar na Pastoral Lassalista pelo tempo que eu puder, tenho certeza que os amigos que fiz durante os 10 dias que ficamos no La Salle Abel vão ser pra sempre. O conhecimento que se adquire culturalmente após conhecer pessoas de tantos países diferentes e unidos pelo propósito lassalista é indescritível e espero continuar participando dos próximos EIJL e JMJ. #partiu #Polônia”

Sthefany Fattori T:221

“Acho impressionante a imensidade de coisas que podemos viver em apenas 10 dias. Foi uma experiência ótima e que vai ficar na memória para sempre. Achei muito legal a diversificação de culturas concentradas em um só local, tanto no EIJL como na JMJ, conhecendo pessoas de vários países e cultivando amizades que provavelmente durarão apenas aquele tempo, mas que foram um tempo excelente. Acho que mesmo diante de todas as dificuldades que passamos, como o transporte, as chuvas, dormir na calçada de Copacabana foi uma experiência muito divertida, cheia de histórias para contar e também cheia de aprendizado. Fico feliz de ter participado e mesmo tendo sido cansativo, eu já sinto falta e agora só me pergunto: “Quando é a próxima, mesmo?”

João Pedro Zieppe da Rocha T:222

"O Encontro Internacional de Jovens Lassalistas me fez perceber que realmente estamos inseridos em um rede de escolas. Mas mais do que isso, estamos unidos através da fé, fraternidade e serviço com qualquer outro lassalista do mundo inteiro. Independente da língua, cultura e costumes quando encontramos um lassalista é como se tivéssemos encontrado a nós mesmos, porque compartilhamos do mesmo espírito e o mesmo jeito de ser lassalista. Ser peregrino é enfrentar chuvas, multidões, trânsito, cansaço, banheiro químico entre outros imprevistos que só nos fazem crescer e aprender muito mais. Mas além disso, ser peregrino é aproveitar tudo que a Jornada Mundial da Juventude tem a oferecer. É partilhar experiências, compartilhar alegrias, viver a felicidade de encontrar alguém da mesma cidade que tu, e principalmente, unir o canto de todas as nações com um só objetivo: lembrar que "esta es la juventud del Papa!"

Renata Rodeghiero T: 222