Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental tiveram uma experiência diferente da rotina diária, pois participaram de um projeto piloto no Colégio La Salle conhecido em alguns países como Sala de Aula Invertida ou “flipped classroom”.
Os estudantes tiveram acesso prévio ao material de estudo, um artigo científico sobre “Degradação de recursos hídricos e seus efeitos sobre a saúde humana” disponível no portal Positivo On. A professora de ciências, Bárbara Hahn, desafiou os alunos a transformarem a sala de aula num espaço dinâmico e interativo, com trilha sonora ao fundo e músicas clássicas de Mozart e Bettoven. Durante a atividade aconteceram debates e discussões, e com isso o enriquecimento do aprendizado a partir de diversos pontos de vista.
Através desta inversão do modelo tradicional, a sala de aula tornou-se um ambiente rico em conhecimento, dando lugar à troca de visões em que a professora tornou-se uma mediadora do ensino, tirando dúvidas, aprofundando o tema e estimulando o debate, de forma que proporcionou aos estudantes um aprendizado mais amplo e completo. “Essa estratégia de ensino teve muitos benefícios para os alunos, pois permitiu que as lacunas da compreensão do conteúdo tornassem mais visíveis devido a constante interação e orientação ao conhecimento”, destaca Bárbara.
“Realizamos um debate avançado em sala de aula, devido ao estudo prévio dos alunos, o conhecimento, sensibilização e novas possibilidades de solucionar um problema reconhecido foram aspectos dominantes da aula”, completa.