Percebe-se que há, por parte da população em geral, certa passividade em relação à fiscalização do sistema tributário, bem como o não cumprimento de nossos direitos e deveres.
Quando se está envolvido em educação deve-se ter em mente que o indivíduo vai organizando a construção de seu conhecimento, na maioria das vezes, através de ações concretas que formarão o seu modo de ser. Sendo assim, indispensável para a construção de um mundo mais humano que se privilegie os ideais de paz, liberdade e justiça social com cidadãos participativos e cientes de seus direitos, deveres e responsabilidades sociais.
Pensando nisso, as professoras Greice Padoan, Francisca Lima, Lucimara Monteiro, Márcia Hartmann Stein e Rebeca Ribeiro desenvolveram um projeto sobre Educação Fiscal e Cidadania com os alunos dos terceiros, quartos e quintos anos do Colégio La Salle Carazinho, com a finalidade de desenvolver ações práticas que permitam aos alunos mudanças significativas neste processo, para que no futuro se tornem cidadãos conscientes e responsáveis sobre suas ações, além de trabalhar junto à comunidade educativa a importância deste tema para a construção de uma sociedade mais digna. Educar as crianças, desde a alfabetização, no contexto das finanças é elemento central de o sujeito agir em seu meio sociocultural de forma crítica, participativa, ética e criativa. Aprender a sonhar, planejar, realizar, projetar-se no espaço das potencialidades humanas, onde o dinheiro é somente um instrumento simbólico, constitui alicerce primordial do projeto. O dinheiro faz parte da nossa vida, e desenvolver a inteligência financeira das pessoas, desde a infância, permite que usufruam do dia a dia, valorizem as coisas realmente importantes, superem desafios financeiros e aproveitem oportunidades com mais segurança e conforto ao longo da vida, possibilitando ainda independência financeira a partir de atitudes simples e conscientes.
Dentre as atividades propostas, as turmas puderam vivenciar situações envolvendo o sistema monetário, desenvolver um olhar crítico sobre os diferentes produtos e serviços ofertados no mercado, refletindo sobre o consumismo exacerbado em confronto com as necessidades básicas reais, apontar a necessidade de planejar e priorizar gastos, a fim de racionalizar o consumo, desenvolvendo conceitos como orçamento familiar, pesquisa de preços e poupança. O projeto foi apresentado pelas turmas durante a Feira das Descobertas realizada no Colégio La Salle e contou, também, com uma parceria entre o Balcão do Consumidor, da Universidade de Passo Fundo, representado pela professora Vanderlise Bahú, e o PROCON, na pessoa da Márcia Vieira Bugs, que explanaram sobre os direitos e deveres do cidadão durante uma palestra realizada aos alunos e entrega de material durante a apresentação dos trabalhos. Por fim, uma visita à uma agência bancária do nosso município está programada para que os alunos conheçam, na prática, o trabalho realizado.