As professoras Paula Dapper e Cristiane Henicka, colaboradoras da Educação Infantil do Colégio La Salle, tiveram um artigo aprovado no V Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino e III Seminário Internacional de Práticas Inovadoras, promovidos pelo Sistema Postivo de Ensino. O projeto, que será apresentado por web conferência, é denominado “1,2,3...Quer que eu conte outra vez?”. A primeira etapa da apresentação do artigo foi realizada no último sábado, 21, via web conferência para professores das escolas conveniadas do Positivo do Brasil e Portugal.
O artigo diz respeito ao projeto executado com as turmas de creche nível III do Colégio La Salle Carazinho, no qual foi abordada a relação entre as histórias infantis, o lúdico e o aprendizado, bem como pontos importantes que envolvem estas questões da aquisição do desenvolvimento cognitivo. Quando fala-se sobre o lúdico, refere-se a este ato como uma atividade inerente a todas as crianças, e a escola como um espaço de crescimento e desenvolvimento deve considerar esta ação como primordial e disponibilizar espaço e tempo para que ocorra. Partindo da ideia de valorizar o mundo do faz de conta, a magia e a fantasia de contar e ouvir histórias para desenvolver o gosto pela leitura, as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar e de expressar modos e formas próprias de ver o mundo, de viver, pensar e ampliar a sua competência narrativa, tendo contato com diferentes tipos de textos e contos infantis. A curiosidade, a criatividade e a imaginação, representam um papel importante na formação da identidade e da autoestima delas. Para as educadoras, “a escola é o espaço privilegiado em que deverão ser lançadas as bases para essa formação, pois os estudos literários e o trabalho com contos estimulam o exercício da mente; a percepção do real em múltiplas significações; a consciência do eu em relação ao outro; a leitura do mundo em seus vários níveis e, principalmente, dinamizam o estudo e o conhecimento da língua, da expressão verbal significativa e consciente. Além de enriquecer e estimular o imaginário das crianças ampliam o seu universo mágico e discursivo e desenvolvem o pensamento crítico, os valores éticos e os estéticos.” Nesse sentido, o artigo também leva em consideração os resultados obtidos com a aplicação deste projeto: crianças mais críticas e criativas, conscientes, com uma linguagem verbal melhor desenvolvida, bem como a organização do pensamento e o interesse das famílias neste tipo de atividade, o que nos leva a concluir que as histórias devem estar sempre presentes nas atividades desenvolvidas, independente do projeto.
Além deste artigo, a Coordenadora da Educação Infantil, Francine Bohne Ritta, apresentou o projeto desenvolvido por todo o nível, "Transformamos brincadeira em aprendizado", sendo que a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e deve ter como norte as brincadeiras e interações para o desenvolvimento de habilidades e competências das crianças. "Aprender brincando é muito mais prazeroso e significativo, e é uma necessidade para o desenvolvimento infantil, pois o brincar estimula a aprendizagem, auxilia na aquisição do conhecimento de forma lúdica, nas interações elas fazem amizades, brincam com elementos da natureza, sonham. Ao compreendermos que a criança deve iniciar a experiência do brincar, o professor precisa estar aberto para os jogos e brincadeiras, estimulando e propondo situações brincantes", destaca. A coordenadora também comemora a apresentação do artigo na turma da creche nível III. "O projeto desenvolvido no ano de 2016 pelas professoras foi um trabalho de muito significado tanto para os alunos da Creche Nível III como para as famílias lassalistas. O tema escolhido partiu do interesse das crianças e das competências e habilidades a serem desenvolvidas nesta faixa etária, aliando a ludicidade à aprendizagem. Certamente os alunos fizeram muitas descobertas e consolidaram conhecimentos", finaliza.