Quando começamos a trabalhar com os números racionais, deparamo-nos com os números decimais, aqueles que possuem vírgula. Esses números possuem algumas características que merecem nossa atenção. Eles são formados por uma parte inteira e outra parte decimal, sendo que os números que estão do lado esquerdo da vírgula compõem a parte inteira, e os que estão à direita representam a parte decimal. Realizar operações de adição, subtração, multiplicação ou divisão de números decimais requer o conhecimento de algumas regras que caracterizam esse conjunto.
Estes e outros conceitos foram estudados pelos alunos do 6° ano do Colégio La Salle Carazinho. Pensando em uma tarefa que permitisse aos estudantes, durante o percurso de resolução compreender efetivamente os processos por eles utilizados e transformar em aprendizagens com significado as experiências vivenciadas, não se limitando a repetir mecanicamente determinado conjunto de regras sem que lhes tenham algum significado, a professora Luana Arruda desenvolveu com a turma um trabalho prático, onde os estudantes primeiramente mediram as alturas dos brinquedos do parquinho da escola com o auxílio de trena ou fita métrica, e posteriormente, desenvolveram um trabalho escrito para entregar e um cartaz no qual a proposta foi calcular a média aritmética das alturas obtidas, trabalhando desta forma a adição e a divisão de números decimais, compararam as médias obtidas com os demais grupos, trabalhando a noção de número maior que, menor que ou igual a outro decimal.