O Colégio La Salle recebeu, na tarde desta sexta-feira (21), o autor Leo Cunha dentro do projeto "Autor presente". Através da aquisição das obras literárias do autor, as turmas do Ensino Fundamental I trabalharam as histórias em sala de aula e tiveram a oportunidade de conversar e receber o autógrafo neste encontro.
Usando a imaginação e a criatividade, os alunos do 4º ano (turmas 141 e 142) sentiram-se livres para expressar os seus sentimentos através da “contação” de suas histórias. Além de descobertas individuais, a atividade proporcionou a possibilidade de reconhecer as habilidades do próximo e firmar parcerias. A fábula “O sabiá e a girafa”, é contada pelo autor Leo Cunha num texto muito trabalhado em que as frequentes aliterações exibem a sonoridade do idioma e estimulam o leitor a brincar com as palavras e com a imaginação.
Já os alunos do 5º ano, orientados pela professora Lucimara Monteiro, produziram peças literárias partindo das crônicas do autor, e encenaram maravilhosamente aos colegas numa tarde divertida de muito aprendizado. Utilizar o teatro aliado à educação oportunizou aos educandos o conhecimento diversificado e lúdico, existindo um clima de liberdade onde os alunos expõem as suas potencialidades, expressando seus sentimentos, emoções, sensações... Além de atividade artística que permite aos alunos expressar-se, explorar todas as formas de comunicação humana e integrar-se harmoniosamente a um grupo, contribui para o aumento do senso de responsabilidade e o sucesso do trabalho, o qual se dá devido à soma dos esforços de todo o conjunto.
Quem é o autor?
Leo Cunha nasceu em Bocaiuva/MG em 1966, mora desde pequeno em Belo Horizonte. Mestre em Ciência da Informação e Doutor em Artes Cinema pela UFGM. Trabalha como Professor universitário, jornalista e tradutor, mas sua maior paixão é escrever para crianças e jovens. Entre seus mais de 50 livros, a maioria tem a narrativa recheada de humor como "Pela estrada afora", "o menino que não mascava chiclé", "na marca do pênalti", "poemas lambuzados" e " Dedé e os tubarões". Leo já recebeu alguns dos principais prêmios da literatura infantil e juvenil brasileira, como o João de Barro, Nestlé, Jabuti FNLIJ entre outors, além de "manual de desculpas esfarrapadas" também publicou pela FTD outro livro crônicas "ninguém me entende nessa casa".