A proposta da Metodologia Mind Lab iniciou no Colégio La Salle Carazinho através de um trabalho experimental na metade do ano de 2015. Neste ano, após o levantamento entre os alunos, colaboradores e famílias, o Programa MenteInovadora veio integrar o nosso currículo promovendo desafios e transformando, através dos jogos de tabuleiro, maneiras de pensar e refletir a aprendizagem.
A Mind Lab desenvolve uma metodologia inovadora que tem alcançado resultados comprovados, ao redor do mundo, no desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e éticas em crianças e jovens com idade entre 4 e 18 anos. A metodologia baseia-se em três pilares fundamentais: Jogos de Raciocínio, Métodos Metacognitivos e Professor Mediador. O conceito central da metodologia é que os jogos de raciocínio servem como uma ferramenta educacional muito poderosa, pois contribuem para o aprimoramento de habilidades cognitivas e para a criação de uma consciência do processo de pensamento. Jogos de raciocínio também ajudam o aluno a lidar melhor com situações emocionais e sociais. A experiência de jogar, que está no centro do programa, é prazerosa, cativante e empolgante e assim, gera grande motivação e entusiasmo entre as crianças e os jovens, o que serve de base para um processo de aprendizagem mais abrangente.
A gestora de relacionamento da Mind Lab, Denise Wink, comenta que a proposta de trabalhar com a metodologia de jogos de tabuleiro é uma ferramenta para que o aluno tenha saltos de aprendizagem, “pois vem a questão que a gente está perdendo um pouco, do olho no olho, do toque, de respeitar as regras, respeitar o outro”. Wink argumenta ainda que além de trabalhar as questões socioemocionais, o programa trabalha também o desenvolvimento de habilidades com jogos físicos que são extremamente importantes para o desenvolvimento do aluno.
Para o aluno Éric dos Santos, do 5º ano do Ensino Fundamental, os jogos ajudam muito no estudo. “Aprendemos o método do semáforo: parar e pensar no jogo. Gosto de jogar em casa, on line, com outras pessoas do mundo”, destaca.
O professor tem o papel fundamental de mediar e ajudar o aluno a refletir sobre o processo de aprendizagem e usa perguntas de mediação para desenvolver a autoconsciência e equipá-lo com os recursos e ferramentas necessários para a vida. “Acredito que a Metodologia aplicada aumenta a capacidade dos estudantes de gerenciar questões envolvendo situações pessoais quanto à tomada de decisões, raciocínio lógico e matemático, comunicação e principalmente relacionamento, fortalecendo a postura de cidadania, legado deixado por nosso Fundador São João Batista de La Salle. Ao mediar cada jogo, observo o entusiasmo, a concentração e a emoção de aprender, através do jogo, novos conceitos”, frisa a Professora Márcia Stein, mediadora no 5º ano do Ensino Fundamental.
Além da estrutura e do envolvimento em sala de aula, o Programa MenteInovadora oportuniza aos estudantes a possibilidade de participarem da Olimpíada Mind Lab, que inicia em competição estadual, nacional e, por fim, mundial. A Professora Angela Meirelles, Gestora de Relacionamento da Mind Lab, acompanhou os alunos brasileiros na última Olimpíada, realizada na Grécia, que contou com a participação de 25 países. “Os meninos foram muito felizes, pois nunca imaginaram estar em um país diferente, de cultura e idioma distintos, onde se enturmavam e se entendiam através dos jogos. Acredito que foi uma experiência maravilhosa, porque além das Olimpíadas, tiveram a oportunidade de conviver com outras crianças, conhecendo outros hábitos, comidas e costumes gregos. É uma oportunidade que vai ajudar eles a construírem um caminho para que sejam cada vez melhores.”
O apoio da Família
Em casa, o aluno pode dar continuidade aos jogos e é muito importante o apoio da família também no processo de aprendizagem. “De tudo que eu conheci do projeto, o investimento é muito válido e nós como pais temos que fazer a nossa parte e incentivar. O foco, a visão do trabalho é muito importante e com nossa ajuda eles vão longe”, destaca a mãe Lassalista Soraia Costa Gälen.