Nesse momento de recesso escolar, é possível descansar, aproveitar e se divertir, sem deixar de lado a Biologia! A professora Jéssica Ferronatto dá algumas dicas para você aproveitar bem esses dias de recesso. Confira!
Para aqueles que curtem documentários, há algumas sugestões bem interessantes para ver nesse recesso:
- Segredos do relógio Biológico: este documentário criado pela Discovery mostra como funciona o relógio biológico de uma pessoa, desde que nascemos até o último suspiro. Mostra cada um dos órgãos mais importantes do nosso corpo e como eles funcionam com o decorrer do tempo.
- Vida e Obra de Charles Darwin: este documentário mostra a trajetória do naturalista e biólogo inglês desde sua juventude, passando pelas viagens em busca de respostas sobre a evolução até a chegada a Galápagos. Dessa intensa jornada, nasceu a Teoria da Evolução das Espécies, que revolucionou o mundo e é estudada até hoje por cientistas em todo o planeta.
- Vida Eterna: este é um documentário criado pela History que trata de um assunto bem interessante, a Vida Eterna. Nele são explorados os métodos científicos que tentam prolongar a vida e criar órgãos do corpo humano em laboratório, clonando seres e construindo robôs para acabar com doenças dentro dos nossos corpos.
Para aqueles que preferem passear ou que irão viajar, há sugestão de locais muito interessantes:
- Ecoparque Sperry: um empreendimento turístico dedicado a atividades de preservação do meio ambiente. Localiza-se na Serra Gaúcha e situa-se a apenas 8 Km do centro de Gramado e 10 Km do centro de Canela. Conta com uma área de 20 hectares em meio à Mata Atlântica banhada por três cursos d'água e várias cachoeiras. O local oferece trilhas auto interpretativas ou guiadas, para conhecer diferentes fungos locais, a fauna e a flora.
- Reserva HidroFlorestal Domingos Zancanella: localizada em Sarandi (Asapan), é um refúgio da Mata Atlântica aberto à pesquisas científicas e visitas guiadas.
- Museu Olívio Otto, em Carazinho: o museu possui dois núcleos: Núcleo de Ciências Naturais e Núcleo História e Cultura. No núcleo de Ciências Naturais há representantes da fauna, flora e minerais que são registros permanentes da nossa biodiversidade.