21/05/2019

Projeto Saborear – Educação Infantil

Prezados pais e/ou responsáveis, saudações Lassalistas!

A raiz semântica da palavra COMER no hebraico é a mesma da palavra COMUNHÃO, reafirmando que alimentação é a primeira forma de relação: representa cuidado, amor, sobrevivência, nutrição e atenção.

A alimentação nos conecta com o outro e com a nossa consciência, expandindo olhares e experiências. Entre trocas, gestos e encontros, as crianças compartilham diálogos, sabores, preferências, memórias, culturas e saberes. Assim, daremos início às propostas do nosso projeto SABOREAR, que agrega as seguintes propostas:

• Horta - Segundo estudos, as crianças em contato com a natureza, com terra, água, vegetais, sementes, entre outros, além de um melhor desempenho cognitivo, estabelecem mais relações com o meio na qual estão inseridas. E desenvolvem a consciência do cuidado e o sentimento de pertencimento. Essa semana (20 a 24/05), iniciaremos o plantio dos nossos temperos. Cada série será responsável por um plantio, assim como o cuidado com o canteiro (tirar o matinho e regar). Visitando o mesmo, pelo menos, uma vez por semana, para o acompanhamento e levantamento de hipóteses sobre seu crescimento.
  • Misturinha de frutas – Com o intuito de aproximar a alimentação de casa com a da escola, oferecer oportunidades de fazer escolhas e a partilha, uma vez por mês, solicitaremos que cada criança escolha uma fruta em casa e traga para a escola. Ao receber as frutas, a turma terá a oportunidade de levantar questionamentos sobre quantidade, cores, formas e tipos, fortalecendo de forma concreta diversos conceitos. Por fim, farão uma experimentação coletiva (independente do lanche programado para o dia), buscando a aproximação e a comunhão entre as crianças.
  • Cozinha experimental – Já iniciada no mês de abril com o bolo de cenoura. A proposta sugere todo mês a realização de uma receita com a nutricionista da escola. Oportunizando nessa experiência o contato com a riqueza de temas que o trabalho com receitas nos traz: visualização de um tipo específico de texto, quantidades, medidas, transformações e processos. Para depois, saborearem com os amigos.
São propostas que consideramos de grande valor para nossas crianças e, por isso, serão programadas e realizadas de forma consistente e contínua.

Agradecemos a parceria e a confiança em nosso trabalho!

Viva Jesus em nossos corações!

Para sempre!

Atenciosamente,