O estudante do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio La Salle Xanxerê, Benício Andria Moschetta, recebeu, na última segunda-feira (30), a Medalha de Ouro nacional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a maior olimpíada científica do país.
“Foi muito especial vê-lo participar da cerimônia e receber a medalha. É uma conquista muito importante e nos orgulha muito. Agradeço ao Colégio La Salle pelo incentivo e apoio. E que venham mais ouros — dele e dos demais colegas lassalistas!”, comemora a mãe de Benício, Vanessa Andria.
A cerimônia nacional de premiação ocorreu no Rio de Janeiro, onde Benício participou da programação acompanhado pela mãe. Ao todo, 683 estudantes de todo o Brasil receberam a medalha de ouro da competição, que é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
“Viajamos juntos e eu pude assistir à cerimônia de premiação. Desde a chegada ao hotel, no domingo, os medalhistas tiveram uma programação intensa de atividades, palestras, jogos, festa... A organização do evento é incrível! É uma oportunidade muito legal e incentivadora para os alunos”, conta.
A conquista do aluno lassalista foi motivo de comemoração no Colégio La Salle Xanxerê. “Estamos muito orgulhosos do desempenho do nosso aluno Benício Andria Moschetta na OBMEP. A medalha marca não apenas a excelência do Benício, mas também o nosso compromisso com a educação de qualidade”, reforça a diretora do Colégio La Salle Xanxerê, Juliana Golfe.
Este ano, a OBMEP reuniu mais de 18,5 milhões de participantes. A competição tem como objetivo estimular o interesse dos jovens pela matemática e descobrir talentos em todo o Brasil.
Além das 683 medalhas de ouro, a 19ª edição da OBMEP distribuiu 1.962 medalhas de prata, 5.851 de bronze e 51.002 menções honrosas, além das premiações estaduais.
A cerimônia contou com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana; da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; do secretário de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha; entre outras autoridades.