09/05/2024

Ações Solidárias mobilizam estudantes lassalistas

Esta quinta-feira, 9 de maio, foi marcada por uma ação diferente no Colégio La Salle Xanxerê: a Catraca Solidária. Ao passarem pela catraca, os estudantes foram estimulados a deixarem uma doação para os atingidos pela enchente no Rio Grande do Sul.

Itens de higiene pessoal, alimentos e roupas para acomodação dos desabrigados são o foco da ação. Diversos estudantes montaram kits completos, já que o Colégio sugeriu quatro opções de kits para o atendimento emergencial dos atingidos.

Entidades estudantis como a Pastoral Xanxerê, o Grêmio Estudantil e o Terceirão 2024, além da Associação de Pais e Professores do Colégio La Salle se uniram a causa.

“Além disso, teremos outras ações nesta sexta-feira (10). Nossos alunos do Terceirão farão a venda de brigadeiros na escola e todo o recurso será destinado aos atingidos. Da mesma forma, nossa Pastoral fará a Feira do Agro [uma feira de produtos coloniais que ocorre semanalmente] e terá os valores revertidos para a causa”, explica a diretora Juliana Aparecida Golfe.

Outro recurso que será doado é o das inscrições dos estudantes para a Lassalíada 2024, que é uma olímpiada escolar que ocorre há 49 anos envolvendo estudantes das duas escolas lassalistas.

“Nossa Lassalíada ocorre de 22 a 29 de maio. Todo o recurso proveniente da inscrição dos estudantes será destinado aos atingidos pela enchente. Somos uma escola com educação humana e cristã, está no nosso DNA contribuir socialmente e incentivar nossa comunidade a contribuir com o bem coletivo”, comenta.

Agasalhos
Na Escola Agrícola La Salle, além da contribuição na Feira e com as inscrições da Lassalíada, a semana tem sido de intensa mobilização em busca de agasalhos e cobertores.

Divididos em 11 equipes, os estudantes do Curso Técnico em Agropecuária participam de uma gincana escolar e a primeira prova foi a de arrecadação destes itens, que também serão destinados para os gaúchos que necessitam.

“Nossa campanha já estava ocorrendo, porém ficamos sensibilizados com a situação que ocorreu no Rio Grande do Sul, por isso nos mobilizamos ainda mais. Queremos que esses agasalhos cheguem o mais rápido possível aos que precisam”, comenta o líder estudantil Eduardo Biazzi, que é presidente da Associação de Amigos e Estudantes das Técnicas Agrícolas (AAETA).

A Escola Agrícola La Salle fará inclusive o transporte do material ao Rio Grande do Sul, no fim de semana, usando veículo próprio da instituição. Na tarde da última quinta-feira (8), os próprios estudantes fizeram a triagem das doações já recebidas, contabilizando mais de 1,2 mil peças de roupas e calçados, além de 50 cobertores. A arrecadação continua.