03/03/2023

Colégio La Salle Xanxerê comemora 65 anos

Foi em um casarão de madeira, ao lado da Igreja Matriz onde atualmente fica o Centro Comunitário, que os Irmãos Lassalistas iniciaram as atividades educativas em Xanxerê. O então Ginásio La Salle começou o ano letivo no dia 3 de março de 1958. Ao todo, estavam matriculados 94 estudantes, só meninos, sendo 23 em regime de internato.

Após três anos, foi lançada a pedra fundamental para construção do prédio da escola em um terreno doado por benfeitores. Em agosto de 1964, as aulas reiniciaram no prédio novo e no mesmo ano foi instituído o Curso Técnico de Contabilidade. A partir de 1969, as meninas passaram a frequentar o colégio.

Em 1977, abriu-se o Curso Técnico de Agropecuária que, anos mais tarde, transferiu-se para a Linha Santa Teresinha, onde foi construída a Escola Agrícola La Salle.No decorrer dos anos, a estrutura do Colégio ampliou-se, inaugurando novas alas para acolher as centenas de estudantes que passaram a fazer parte da Comunidade Educativa.

Atualmente, mais de 1.000 estudantes frequentam a escola nos seguintes níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os alunos também se engajam em atividades artísticas, esportivas e culturais, além de projetos que promovem o desenvolvimento integral e a formação humana.

Para a Diretora do Colégio La Salle Xanxerê, Juliana Aparecida Golfe, celebrar 65 anos significa a certeza de que seguimos garantindo a continuidade da missão educativa lassalista em Xanxerê, numa trajetória que não se faz no isolamento, mas no caminhar juntos. Inspirados em nosso fundador São João Batista de La Salle e em Jesus Cristo, fazer parte da comunidade educativa do La Salle Xanxerê, nos convoca ao compromisso de participar ativamente da formação humana e cristã das nossas crianças e jovens.