07/11/2019

Projeto Cão letrado

As relações homem e animal podem ser utilizadas em processos pedagógicos, nas mais diversas formas de abordagens educacionais. Os cães são animais que despertam o afeto das crianças e esse envolvimento pode ser estimulador na aprendizagem. Neste sentido o Colégio La Salle de Xanxerê articula na sua pluralidade a Educação assistida com cães com caráter multidisciplinar, trabalhando as intervenções assistidas em várias turmas.  Além dos benefícios motivacionais estas intervenções contribuem para diminuir o estresse e a ansiedade dos alunos em sala de aula. Fortalecendo estímulo e vínculos entre aluno e professor.

A professora Adineia Parizotto, idealizadora e pesquisadora do Projeto Cão Letrado, desenvolve atividades assistidas por animais, e no dia 23 de outubro palestrou sobre esse assunto no 1° Congresso Brasileiro de Intervenções Assistidas com Cães.

O projeto cão letrado é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que conta com uma psicóloga, médico veterinário, duas biólogas e um binômio (cão/homem). Conta também com a colaboração do 14° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que compartilha seus cães treinados e qualificados nacional e internacionalmente para a atividade, o qual adotou o projeto e está sendo replicado em todo o estado de Santa Catarina.