27/02/2019

Alunos do 7° ano realizaram dança da tarantela

No dia 27 de fevereiro, as turmas 171 e 172 realizaram, no auditório do colégio, uma atividade lúdica: a dança da tarantela. O objetivo foi destacar a tradição deste gênero folclórico que se originou na região italiana de Taranta e Pizzica, uma dança popular e típica da Itália.

A tarântula é tradição musical com origens na Grécia e Itália. Esta dança tem seu nome por conta de uma aranha, a tarântula. Segundo reza a superstição, ao dançar, a vítima da picada transpiraria bastante até eliminar o veneno.

Assim, toda a comunidade se reunia para dançar com a pessoa que foi picada. Os passos eram ágeis e vigorosos e aproveitava-se para esmagar as aranhas no processo.

Para a professora Gilvane Foleto de Oliveira, o exercício tem como proposta trabalhar os movimentos do corpo, com o objetivo de estimular os alunos a experimentar e vivenciar a maior diversidade possível de movimentos.