22/07/2013

Eventos

Estudantes vão à JMJ receber o Papa Francisco

Estudantes vão à JMJ receber o Papa Francisco

Sete jovens do Colégio La Salle Medianeira de Cerro Largo estão no Rio de Janeiro para receber o Papa Francisco que chegou hoje à tarde ao Brasil. Eles participam da Jornada Mundial da Juventude, evento que tem por objetivo incentivar os jovens a serem protagonistas de sua fé em todo o mundo.
O lema deste ano, no Rio, é “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).
As JMJs têm sua origem em grandes encontros com os jovens celebrados pelo Papa João Paulo II em Roma. O Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada. 
Os estudantes que representam Cerro Largo nesta edição da JMJ são Eduardo Priesnitz, Amanda Heck, Jordana Griebeler Moscon, Mariana Hentz, Henrique Herpich e Débora Strieder, todos integrantes da Pastoral Jovem Lassalista. Eles viajaram acompanhados do Ir. Dedson Guimarães. O grupo também participou do Encontro Internacional da Juventude Lassalista, que encerrou esta manhã na cidade de Niterói/RJ. O Eduardo e a Amanda representaram a cultura do Rio Grande do Sul com uma apresentação de dança tradicionalista na Noite Cultural do evento. 
Para Cilene Bridi, assessora de Pastoral, tanto o EIJL quanto a JMJ são de um valor imenso. “O importante é a troca de experiências, que se dá sem se falar a mesma língua”. 
O encontro como Papa é aguardado com muita expectativa. Veja o que eles estão sentindo: 

Ter a oportunidade de participar da JMJ, será uma grande realização, e com certeza algo único na minha vida, pois vamos presenciar e conhecer a mesma fé de várias maneiras, nacionalidades e costumes. Também iremos partilhar com eles várias experiências e vivências de arte, cultura, música e diversão. Realmente espero que esse encontro seja inesquecível. Débora Strieder.

Nossa, é realmente incrível saber que vou fazer parte desse evento que envolve jovens do mundo inteiro. Jovens completamente diferentes de nós, mas que ao mesmo tempo buscam as mesmas coisas, os mesmo objetivos. A cada dia que passa a ansiedade vai aumentando junto com o nervosismo, afinal, representar a minha escola e o meu município não será tarefa fácil. Eu e o Eduardo ainda fomos escolhidos para mostrar a cultura do Rio Grande do Sul, com danças tradicionais na noite cultural do Encontro Lassalista, o que torna isso tudo muito mais desafiador. Amanda Heck 

Estou muito ansiosa, pois esses eventos são extrema importância para o futuro da nossa juventude e representam a força e a esperança do jovem. Além de ser uma experiência única, é também um momento em que poderemos refletir sobre o nosso lado espiritual e reafirmar a fé em Deus. É incrível pensar que estaremos reunidos com jovens do mundo inteiro, todos com o mesmo objetivo e a mesma fé. Sem falar em todo o conhecimento que será adquirido ao longo da Jornada ao ter contato com diferentes culturas e línguas. Porém, requer uma grande responsabilidade e comprometimento, pois estaremos representando não só o Colégio La Salle Medianeira mas também o município de Cerro Largo no Rio de Janeiro. Como disse o Papa Bento XVI: ''A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem, a Igreja se apresentaria desfigurada". Jordana Griebeler Moscon

< voltar