27/04/2016

Ensino Fundamental I

Zé do Livro percorre lares do 1º ano

Zé do Livro percorre lares do 1º ano

No 1º ano do Ensino Fundamental, os alunos tem um companheiro de leituras bem exigente. É o Zé do Livro, um boneco que gosta muito de passear,  brincar com o jogo das palavras e de jeito nenhum vai dormir sem ouvir uma história.

Apenas o projeto começou, e o Zé já está empolgando os estudantes. "Eles se interessaram pelos livros imediatamente", conta a professora Ana Cristina Fritzen. Ela destaca que dessa forma lúdica a relação com a leitura fica mais prazerosa e a alfabetização acontece naturalmente. " Alfabetizar é muito mais do que  ensinar as letras às crianças. É no processo de alfabetização que as crianças descortinam um universo de aprendizagem,  em uma experiência que marcará sua  relação com o conhecimento".

Hóspede por dois dias na casa das crianças, o Zé do Livro interage com a família. Os pais ajudam na leitura das histórias e a criança cuida para que ele seja parceiro em todas as etapas da rotina da casa. Junto com a família, o aluno deve pensar em um presente para o personagem com a letra do alfabeto que lhe foi destinada por sorteio.  Confeccionado com material reciclável, o presente vai para a escola para ser apresentado aos colegas e depois participar de uma exposição na Noite do Pijama da turma, da qual participam também os estudantes do Pré 2.

De noite, tem o momento da higiene do boneco, de organizar a mochila do Zé e brincar com jogos de formação de palavras antes de ir para a cama. Na hora do sono, o livro escolhido embala os sonhos do Zé. Mesmo que a criança ainda não saiba ler, ela pode improvisar a história através das gravuras ou pedir ajuda dos pais.  

"Este é o tema que abraçamos. Acreditamos no quanto a leitura conjunta de um adulto com as crianças proporciona um envolvimento direto da criança com o livro, tornando esta experiência efetiva, vital e divertida",resume a professora.

Na casa da Eduarda, a experiência deu ânimo novo à leitura. "Adoramos a visita do Zé, a Eduarda interagiu superbem , brincamos com os jogos e fizemos várias leituras" conta a mãe, que julgou o projeto enriquecedor para o aprendizado e um incentivo importante ao hábito da leitura. 

< voltar