25/04/2016

Abaporu, experiência artística no 5º ano

Para aprender arte é impossível não colocar a mão na massa, ou seja, o pincel na tela. Os alunos do 5º ano estão envolvendo-se com criatividade no estudo de grandes pintores brasileiros.  Eles recriaram a obra Abaporu, pintada em 1928 por Tarsila do Amaral, vanguardista do modernismo brasileiro.

A tinta guache substituiu a tinta a óleo e uma forma de pizza de papelão serviu de tela. Cada um desenhou a cena clássica do quadro e pintou a seu modo. Depois, a professora Angelita Hister recriou a tela original em um grande painel, onde os alunos representaram a figura do brasileiro, cujo trabalho braçal recebe mais importância do que o trabalho intelectual, por isso o corpo gigantesco e a cabeça diminuta.  As poses foram fotografadas e podem ser conferidas AQUI.

Saiba mais sobre a obra

Hoje o Abaporu, que significa em tupi aba (homem), pora (gente) e ú (comer) - "homem que come gente" - é a tela brasileira mais valorizada no mundo, tendo alcançado o valor de US$ 2,5 milhões, pago pelo colecionador argentino Eduardo Costantin em 1995 em leilão. Atualmente encontra-se exposta no Museu de arte latino-americana de Buenos Aires (MALBA).

Foi pintada em óleo sobre tela como presente de aniversário da autora ao escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. O nome da obra foi conferido por ele e pelo poeta Raul Bopp, que indagou a Oswald ao ver o quadro: "Vamos fazer um movimento em torno desse quadro?".

O nome Abaporu foi a referência para a criação da Antropofagia modernista brasileira, ou Movimento Antropofágico, que se propunha a deglutir a cultura estrangeira e adaptá-la ao Brasil.

Tarsila começou a aprender pintura em 1917, com Pedro Alexandrino Borges. Mais tarde, estudou com o alemão George Fischer Elpons. Em 1920, viaja a Paris e frequenta a Academia Julian, onde desenhava nus e modelos vivos intensamente. Também estudou na Academia de Émile Renard.

Apesar de ter tido contato com as novas tendências e vanguardas, Tarsila somente aderiu às ideias modernistas ao voltar ao Brasil, em 1922. Numa confeitaria paulistana, foi apresentada por Anita Malfatti aos modernistas Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia. Esses novos amigos passaram a frequentar seu atelier, formando o Grupo dos Cinco.