19/04/2016

Cultura

Alunos terão encontro com autora santa-rosense

Alunos terão encontro com autora santa-rosense

A escritora e contadora de histórias santa-rosense, Maria Inez Flores Pedroso, estará no La Salle Medianeira na próxima segunda-feira, dia 25, para um encontro com estudantes da Educação Infantil ao 5º ano.

A partir das 14h , Maria Inez fará uma tarde de animação cultural com os alunos, falará sobre sua obra literária e verá a exposição dos trabalhos feitos em sala de aula. Cada turma estuda um dos livros indicados à faixa etária: "Miró Estrela" (Educação Infantil e 1º ano), "A Bondade faz Milagre" (2º e 3º ano), "Miró Estrela - Operação Cuidado" (4º e 5º anos).  

Para quem deseja adquirir alguma obra nesse dia, a autora dispõe de livros para compra, no valor de R$ 20,00 cada.

No dia 26, a escritora participa da Semana Cultural de Cerro Largo no projeto Autor Presente, distribuindo autógrafos e fazendo palestras no pavilhão da Expocel para estudantes de todas as idades.  A Semana Cultural do município acontece entre os dias 25 e 30 de abril. A Feira do Livro com diversas oficinas, contação de histórias, teatro e comercialização de livros e artesanato será entre os dias 28 e 30 de abril na praça da Matriz.

Conheça a autora   

Pedagoga, Mestre em Educação, Especialista em Lazer e Recreação e em Arteterapia, Educação e Saúde, Maria Inez possui MBA em Recursos Humanos e é professora de teatro.

Participa de projetos de leitura, faz apresentações teatrais, palestras, oficinas literárias com a temática de sua obra, voltada ao valores humanos, e com a temática “Adolescência”, Teatro e Expressão e Diversidade na Escola.

Em 2015, Maria Inez foi patronesse de XI Feira do Livro de Santa Rosa, que realizou-se de 13 a 16 de maio. Participou em mais de 20 coletâneas da ASES (Associação Santa-rosense de Escritores) e outras associações literárias.  Além de coletâneas, publicou:

  1. Algo Mais – cenas da vida adolescente (primeira edição em 2011, segunda edição em 2013);
  2.  Pingos de Luz (2012);
  3. As Tatuagens de Chris (2013);
  4. Miró Estrela (2013);
  5. Margaridas (2014);
  6. Qual o Caminho? (E mais cinco peças) - Teatro na Escola (2014);
  7. Miró Estrela em Operação Cuidado (2015);
  8. A Bondade Faz Milagre (2015);
  9. 50 Porções de Açucar ou de Sal (2015);
  10. Um Amor Para a Vida Inteira - (2016).

 

Maria Inez é produtora e diretora artística  do Grupo de Teatro Estudantil ATIVAR e Grupo Teatral NÖIS. Essas produções lhe concederam, em 2007, o Selo Cultura Viva, do Ministério da Cultura.

Além deste, também teve outros reconhecimentos, como Menção Honrosa da Câmara de Vereadores de Santa Rosa, Troféu Destaque Geral do Município e troféus em festivais do Estado e região.  Em 2010, criou  o projeto "Eu Sou Leitor", com atividades de fomento à leitura.

< voltar