01/04/2016

Quiz para saber mais sobre as Olimpíadas

Encerra esta semana o Quiz Cultural La Salle do 4º e 5º anos. Durante o mês de março, a competição mobilizou as turmas para estudos sobre as Olimpíadas Rio 2016, que se realizam a partir de agosto no Brasil. Os vencedores do 4º ano receberam seus prêmios na quarta-feira, 30, e os alunos do 5º ano fazem a última etapa da competição nesta sexta-feira, 1º de abril.

O Quiz ampliou o conhecimento dos estudantes tanto na história das Olimpíadas, que iniciou na Grécia Antiga, quanto nas modalidades esportivas a serem disputadas este ano.  A alimentação correta e os hábitos para ter um corpo saudável foi outro aspecto complementar abordado.

O entusiasmo das crianças nas três etapas da disputa foi demonstrado nas aulas, no interesse pelo assunto e na disposição para se superar estudando em casa e até na hora do recreio.

Os prêmios que aguardavam os três melhores classificados de cada  turma representou um estímulo importante, mas no entendimento dos alunos a lição que ficou foi de uma conquista muito mais significativa e perene. "Os prêmios não importaram tanto quanto aquilo que eu aprendi.  Estudar foi a melhor coisa", disse a campeã do 4º ano, Luísa Webler Sturm.

Conheça o projeto

O Quiz Cultural iniciou em 2014 no Laboratório de Informática com a Copa do Mundo no Brasil. Os estudantes estudaram sobre os atletas, os países participantes e o futebol. O projeto é desenvolvido anualmente em três etapas com 20 questões cada. É dado um prazo de uma semana entre cada etapa para que estudem o conteúdo proposto, que é disponibilizado on line através de textos, vídeos, HQs e jogos.

O projeto, cujo objetivo é dinamizar o aprendizado com o auxílio das novas tecnologias e provocar o gosto pelo conhecimento, é desenvolvido através do blog educacional das turmas e qualquer pessoa que acessá-lo pode também responder o questionário acessando o link enquanto estiver disponível.

A cada ano, um novo assunto cultural é proposto e os prêmios são condizentes com a temática. Os pontos conquistados na 1ª etapa contam para a 2ª e assim por diante. O grande vitorioso é o aluno que somar o maior número de pontos nas três etapas da competição.