04/03/2016

Ensino Fundamental II

Combate ao Aedes Aegypti é lição na volta às aulas

O mosquito Aedes Aegypti , que mobiliza a atenção da sociedade brasileira, foi assunto principal nesta volta às aulas no La Salle Medianeira. Nas aulas de Ciências e Biologia dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, as professoras Marisa Both e Simoni Priesnitz Friedrich utilizaram-se de diversos recursos para conscientizar os estudantes  da importância do combate ao mosquito que transmite, entre outras doenças, a dengue, o zika vírus e a febre Chikungunya.

O trabalho iniciou com pesquisas e a coleta de informação audiovisuais. Os alunos leram reportagens de jornal sobre o assunto, assistiram a vídeos e procuraram possíveis focos para o desenvolvimento do mosquito próximo a suas moradias.  Encontraram muitos e registraram em fotos os locais. O material foi compartilhado em páginas do Facebook e em grupos das turmas no whatsapp, o que possibilitou a troca de experiências e a comprovação de que o mosquito pode estar mais perto do que se imagina.

Bem informados e com farto material disponível, os estudantes compuseram murais na escola para conscientização dos demais colegas. A culminância do projeto foi a produção de charges e histórias em quadrinhos, que retrataram a preocupação de todos com o mosquito de forma crítica e bem-humorada. A ideia é que as charges transforme-se em um livro virtual.

No 1º ano do Ensino Médio, a pesquisa direcionou-se para a produção de vídeos, que os alunos pretendem postar na internet a fim de que as informações atinjam um maior número de pessoas.

Saiba mais sobre o mosquito!