26/11/2015

Cultura

A importância da sucata no processo pedagógico

A importância da sucata no processo pedagógico

O uso da sucata no aprendizado traz grandes benefícios pedagógicos e sociais. Para quem aprende, a construção de brinquedos ou maquetes com material reciclado gera possibilidades criativas de inventar algo novo - associado ao prazer da mistura de cores e formas e a conscientização perante o consumo e descarte do lixo.   

No ensino lassalista, o estímulo à sustentabilidade e ao desenvolvimento da criatividade está presente em todos os níveis de ensino. O caráter lúdico do manuseio desse tipo de material é ideal para o trabalho na Educação Infantil, assim como no processo de alfabetização nos Anos Iniciais.  São brinquedos e jogos que mexem com a imaginação e a habilidade motora da criança e possibilitam a visão de que a reciclagem não apenas é útil como divertida.

Segundo a professora do 1º ano, Ana Cristina Fritzen, a sucata oferece inúmeras possibilidades na educação, é um recurso de qualidade que contribui para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, pois a criança tem a oportunidade de explorar e utilizar, de acordo com seu desejo lúdico e habilidade, os objetos que fazem parte de sua vida cotidiana.

"É absolutamente fascinante ver uma criança transformar, por exemplo, uma simples caixa de leite numa fantástica nave espacial. Os resultados são diversos, inesperados, e por isso mesmo incríveis, pois expressam uma enorme liberdade no criar", explica.

Esse processo de reconstrução e reaproveitamento da sucata se estende aos jovens de outros níveis de ensino, que aproveitam esse tipo de material como forma de expressão artística e, principalmente, meio de estudo, através da confecção de maquetes e experimentos científicos. A professora destaca que é um método poderoso de educar para o consumo exagerado e necessidade de reciclagem do lixo. "É uma forma de sensibilizar e valorizar tudo aquilo que temos e pode ser reaproveitado conscientemente, buscando construir junto com o aluno novas maneiras de ver e sentir o meio ambiente", complementa.

Acesse o álbum da Criatividade!

< voltar