09/11/2015

Ensino Fundamental I

Quando a sala de aula é o mundo!

Quando a sala de aula é o mundo!

Os alunos do 4º e 5º anos viveram em 2015 experiências de aprendizado difíceis de serem esquecidas. A expansão dos limites da sala de aula levou-os a descobrir como aplicar seus conhecimentos na prática do dia-a-dia e a viajar além das páginas dos livros.

Interligando os conteúdos de diversas disciplinas, como História, Ciências e Geografia, eles foram à Porto Alegre e viram de perto as características da capital dos gaúchos, pontos turísticos mais conhecidos e locais de pura motivação às descobertas científicas, como o Museu de Tecnologia da PUC/RS. "Nós gostamos muito da viagem porque saímos de casa para ver lugares muito famosos de Porto Alegre como o museu da PUC, encostamos em ossos de dinossauros, foi super legal e diferente!", contam as alunas Milena e Fernanda. Para as colegas Thainá e Isabela a viagem também acentuou certos sentimentos de conquista e superação."Nos sentimos alegres, corajosas, fortes e confiáveis", relatam. 

Os estudantes também foram até as fronteiras do município onde vivem, despertando para a observação do relevo, fauna e flora das áreas que os cercam dentro da região missioneira. Na última etapa dessa aventura, as turmas foram às Ruínas de São Miguel Arcanjo, igreja construída pelos índios guaranis e tombada como Patrimônio da Humanidade.

Lá viram de perto as construções centenárias e as esculturas feitas pelos índios catequizados. À noite sentiram as emoções proporcionadas pelo espetáculo Som & Luz com a narrativa dessa história fantástica através de uma encenação cheia de efeitos especiais. Algumas peças indígenas foram vistas ainda antes da viagem, no Museu 25 de Julho. Ali descobriram igualmente, através de fotos e objetos, a história da imigração alemã, povo do qual grande parte das famílias do município e região é descendente.  

O 4º ano desenvolveu ainda durante o ano outros projetos fora da sala de aula, reforçando o estudo da Matemática. Eles aplicaram os conhecimentos de cálculo de área fazendo medições nos brinquedos do parque infantil da Praça da Matriz e, em uma ida ao supermercado, aprendendo a fazer uma pesquisa de preços das características dos produtos que normalmente consomem.   

Acesse o álbum de imagens!

< voltar